Política

Já estão preparadas as 50 mesas de voto antecipado para este domingo. Há 9.338 eleitores inscritos.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto fez um grande esforço para criar todas as condições, de modo a que o direito de qualquer cidadão votar em mobilidade neste domingo se concretize. Sem nenhum apoio do Estado Central para o investimento que está a suportar, e que entende não lhe deve caber, o Município conseguiu montar 50 mesas de voto num curto espaço de tempo e ainda assegurar um vaivém especial para o CCD Porto - Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Município, na Rua de Alves Redol. 

Procuram-se mitigar eventuais problemas que possam surgir devido ao elevado número de eleitores inscritos e para os quais a Câmara do Porto alertou, em devido tempo, a Secretaria Geral da Administração Eleitoral.

Assim, antecipa-se a informação de que as mesas de voto estarão divididas de acordo com o círculo eleitoral de recenseamento. Pode consultar o mapa e verificar a que mesa ou mesas de voto se deverá dirigir. 

Em termos de mobilidade, a Câmara do Porto articulou com a STCP um serviço especial de autocarro para este domingo, entre as 8 horas (1.ª partida do Marquês) e as 19h23 (última partida do Monte Cativo).

O "Vaivém" circulará com uma frequência de 15 minutos entre a Praça do Marquês e o CCD Porto - Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Município (Rua de Alves Redol, 292), local onde a Câmara instalou as 50 mesas de voto.

Circulação do Vaivém:

Marquês (lado nascente) - Paragem Monte Cativo (Rua Damião de Góis)

Sequência de paragens: 

MPL3 - MARQUÊS (partida)

FG1 - FARIA GUIMARÃES

AQL1 - ANTERO DE QUENTAL

PISC - PISCINA CONSTIT.

BSB - SAPADOR. BOMBEIROS

BCG - BCG

SP - SERPA PINTO

MRR2 - MARRACUENE

MTCV - MONTE CATIVO (chegada)

/

MTCV - MONTE CATIVO (partida)

CTP - CLUBE TÉNIS PORTO

AQL2 - ANTERO DE QUENTAL

FG2 - FARIA GUIMARÃES

MPL11 - MARQUÊS

MPL3 - MARQUÊS (chegada)

Este serviço especial "Vaivém" permite um acesso rápido ao local de voto, através das ligações no Marquês, quer ao Metro (Linha D) quer à restante rede STCP (206, 304, 402, 600, 603, 701, 702, 703, 805 e 806).

A Linha 203 da STCP também permite chegar ao local de voto a partir do Interface da Casa da Música (onde se concentram as linhas A, B, C, E e F do Metro) e diversas linhas da STCP com ligações para Gaia, Matosinhos, Maia e Porto.

Para quem utiliza o comboio, a mobilidade recomendada na Estação de Campanhã será a transferência para uma linha de metro com passagem pela Trindade, onde deverá ser feito o transbordo para a linha D, para o sentido sul-norte, com passagem pelo Marquês.

No Marquês, além do serviço de "Vaivém" criado especialmente para este dia, os cidadãos inscritos no voto antecipado em mobilidade podem ainda optar pelas linhas 203 e 402 da STCP, sendo a paragem mais próxima a "BCG", localizada na Rua da Constituição.

Na viagem de regresso, a paragem será a de Monte Cativo, na Rua de Damião de Góis (comum ao "Vaivém").

Para a utilização deste serviço são aceites todas as assinaturas mensais existentes (STCP e Andante) que incluam a zona respetiva, bem como a possibilidade de utilização de bilhetes ocasionais ou a aquisição de bilhete a bordo do autocarro.

Toda esta operação logística e as exigentes tarefas solicitadas aos funcionários do Município num curto espaço de tempo, a quem a Câmara do Porto agradece toda a disponibilidade e diligência, dão à autarquia o sentimento de dever cumprido. No entanto, a Câmara do Porto descarta qualquer problema que eventualmente decorra deste ato eleitoral, fruto dos erros legislativos produzidos sem que os municípios em causa tenham sequer sido consultados.