Sociedade

Já estão abertas as inscrições para o concurso de Montras de Natal 2020

  • Notícia

    Notícia

#fib_montra_natal_rocha_leitao_02.jpg

Rocha & Leitão, Lda. (2017)

Filipa Brito

Com o aproximar da época natalícia - e apesar dos tempos conturbados e restritivos que se vivem - o Concurso de Montras de Natal está de regresso para continuar a dar visibilidade aos negócios da cidade. Promovida pela Câmara do Porto, em parceria com a Associação de Comerciantes do Porto, a 5.ª edição da iniciativa já tem inscrições abertas e as candidaturas devem ser submetidas até dia 30 de novembro.

O concurso procura impulsionar o envolvimento dos empresários e agentes do comércio local na tradição cultural do Porto e no objetivo comum de dinamizar e revitalizar o comércio, mais do que nunca, através da promoção das manifestações artísticas e do estímulo do espírito criativo.

São admitidas a concurso todas as pessoas singulares ou coletivas que explorem, na cidade do Porto, qualquer estabelecimento comercial, desde que este esteja aberto ao público, com atividade em funcionamento e montras visíveis.

Cada estabelecimento comercial pode submeter a concurso uma ou mais montras, devendo para tal formalizar uma candidatura por cada proposta e utilizar elementos decorativos diferenciados.

O Município do Porto atribuirá aos três primeiros concorrentes, que apresentarem as melhores montras de Natal, prémios monetários no valor de 2.250, 1.750 e 1.250 euros, respetivamente, além de troféus, podendo ainda ser atribuídas Menções Honrosas do 4.º ao 10.º lugar.

Nesta edição, é também prevista a atribuição simbólica do título “Montra Amiga do Ambiente”, contemplando a proposta que integrar princípios ambientais, nomeadamente o compromisso com a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e o uso sustentável de recursos.

As candidaturas estão abertas e devem ser apresentadas até dia 30 de novembro de 2020, inclusive, através do preenchimento da Ficha de Inscrição, de utilização obrigatória (disponível no site institucional do Município do Porto, juntamente com o Programa do Concurso), bem como de duas fotografias da montra em competição, já com a decoração alusiva à época natalícia, através de um dos seguintes meios:

- Preferencialmente através do Balcão de Atendimento Virtual (BAV);

- Ou por entrega presencial no Gabinete do Munícipe - Praça do General Humberto Delgado, 266 - 4000-286 Porto (2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ª feira, das 9 às 17 horas; 4.ª, das 9 às 20 horas), mediante agendamento prévio através da Linha Porto. (220 100 220);

A avaliação das montras decorre entre os dias 5 e 17 de dezembro de 2020, com base nos seguintes critérios: originalidade e criatividade; integração do produto da loja no comércio; cores, materiais utilizadas e iluminação; estética do conjunto (harmonia da imagem).

Em caso de impossibilidade ou dificuldade em submeter a candidatura através do BAV ou presencialmente, no Gabinete do Munícipe, deve enviar a mesma para o email comercio@cm-porto.pt, indicando no assunto: Concurso "Montras de Natal".