Desporto

Já estão abertas as inscrições para a Maratona do Porto de 2023

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_maratona_porto_2022_24.jpg

Andreia Merca

A comemorar a sua 19.ª edição, a EDP Maratona do Porto é a prova mais aguardada do ano. A edição de 2023 vai correr-se a 5 de novembro. O tiro de partida já está dado, com a abertura oficial das inscrições no site da organização.

No próximo ano, a prova voltará a estender-se, novamente, pelos três municípios vizinhos, Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos. Depois dos condicionamentos de circulação no tabuleiro inferior da ponte Luís I, que excluíram a marginal de Vila Nova de Gaia nos últimos dois anos, em 2023 está previsto que os atletas voltem a atravessar para a margem sul do Douro.

Em 2023, o início da maratona será junto ao Sea Life Porto e a meta no Queimódromo. Assim, a prova vai desenrolar-se ao longo da frente atlântica e nas margens do rio Douro, combinando desta forma um panorama de mar e rio num percurso plano e rápido, propicio a recordes.

Recorde-se que, em 2022, o queniano James Mwangui estabeleceu um novo recorde da prova, com o tempo de 02:08:47. A queniana Monica Jepkoech detém o recorde feminino da prova, 02:26:58, desde 2017.

A organização, a cargo da RunPorto e que conta com o apoio do Município do Porto, informa que, nesta quadra natalícia, para aqueles que ainda não sabem o que oferecer aos amigos e familiares, lançou uma campanha de inscrição com um preço especial. O valor é de 35 euros até dia 31 de dezembro (preço exclusivo para inscrições online em www.maratonadoporto.com).