Sociedade

Já está criada a equipa municipal para a igualdade na vida local

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto já tem em funcionamento uma Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL). É composta por 12 elementos, entre os quais dirigentes da autarquia e pessoas com reconhecida competência técnica neste âmbito.

Coordenada pelo vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, integra também conselheiras interna e externa, respetivamente, Liliana Pires, chefe de Divisão de Intervenção Social do Departamento Municipal de Coesão Social, e Isabel Babo, vice-reitora para a Internacionalização da Universidade Lusófona.

A Equipa para a Igualdade na Vida Local reuniu, pela primeira vez, no final de março, tendo feito o ponto de situação sobre a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação em curso, no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação celebrado com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em maio de 2022.

Porto faz parte da Rede de Autarquias para a Igualdade

Os temas dominantes do documento abrangem as questões da violência contra as mulheres e de género, a conciliação da vida profissional e pessoal, e a linguagem inclusiva, entre outros, através de ações dirigidas à comunidade, como forma de combater as desigualdades que subsistem na sociedade.

Os contatos poderão ser estabelecidos junto do Departamento Municipal de Coesão Social, através do email dmcs@cm-porto.pt.

O Porto junta-se, assim, a 181 municípios com equipas para a igualdade na vida local. Recorde-se que, em janeiro, o Município já tinha aderido à Rede de Autarquias para a Igualdade.