Sociedade

Já é possível planear a visita à exposição do coração de D. Pedro antes da ida para o Brasil

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_coracao_D_Pedro_2022_07_079.jpg

Miguel Nogueira

Antes de viajar para o Brasil, no quadro das comemorações do bicentenário da independência daquele país, e novamente no regresso, vai ser possível a todos os interessados apreciar de perto o coração de D. Pedro, bem cultural que se encontra à guarda da Irmandade da Lapa.

Nos dias 20 e 21 de agosto, o coração estará exposto no Salão Nobre da Irmandade da Lapa. No sábado, 20 de agosto, será possível admirar o órgão entre as 10h e as 20h. No dia seguinte, domingo, quando está marcada a viagem do coração para o Brasil, ainda será possível visitá-lo das 10h às 16h.

O coração de D. Pedro será trasladado para o Brasil durante a noite do dia 21 de agosto, com o apoio da Força Aérea Brasileira. O órgão chegará ao Palácio Planalto, em Brasília, no dia 22 de agosto, onde será recebido com “honras militares”.

Depois da cerimónia, o coração será transportado para o Palácio Itamaraty, também na capital brasileira, onde ficará em exibição “controlada” até às comemorações do bicentenário da independência do país, a 7 de setembro. A viagem de regresso ao Porto está marcada para 8 de setembro, prevendo-se a sua chegada no dia seguinte.

Nova oportunidade no torna-viagem

No regresso ao Porto, voltará a ser possível visitar o coração de D. Pedro no Salão Nobre da Irmandade da Lapa. O fim de semana de 10 e 11 de setembro dará aos interessados mais uma oportunidade para admirar de perto aquele bem patrimonial: no sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 10h às 16h.

Às 16h de domingo iniciar-se-á o cerimonial da guarda do coração no mausoléu, onde está normalmente depositado.

A trasladação do coração de D. Pedro para o Brasil foi aprovada por unanimidade pelo Executivo municipal na reunião de 18 de julho.

“Tratando-se de um bem cultural, enquanto bem móvel que representa testemunho material com valor de civilização ou cultura, está sujeito a um especial regime de proteção e valorização”, lia-se na proposta então apresentada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, adiantando que será celebrado um contrato de comodato com o governo brasileiro.

Para que a trasladação não comprometa a integridade do órgão, foi pedida uma peritagem técnica ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, que concluiu ser possível realizar a mesma, mediante a “exigência de um transporte em ambiente pressurizado”.

“A Câmara do Porto assegurará todas as diligências necessárias, assim como a articulação com outras entidades, em especial com as autoridades brasileiras, no que concerne à segurança da operação de transporte”, concluía o documento, adiantando que os custos serão assumidos pelo governo brasileiro.

O Município do Porto vai associar-se às celebrações dos 200 anos de independência do Brasil, com diversas iniciativas, tais como a organização de uma exposição sobre a relevante presença de D. Pedro na cidade, intitulada “Pedro, a Independência do Brasil e o Porto”, um concerto no renovado órgão da Igreja da Lapa, um conjunto de publicações, conferências e visitas.