Habitação

Primeiro concurso de arrendamento no âmbito do programa Porto com Sentido já tem candidaturas abertas

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_arrendamento_acessivel_07.jpg

Miguel Nogueira

Está a decorrer o primeiro concurso para arrendamento integrado no programa Porto com Sentido. As habitações disponíveis serão atribuídas através de um sorteio e o prazo para a apresentação das candidaturas termina no dia 30 de dezembro.

Este é o primeiro lote de habitações disponibilizadas para arrendamento no âmbito do programa municipal Porto com Sentido. São sete frações prontas a habitar, situadas na Baixa do Porto e na freguesia de Ramalde. As tipologias variam entre o T0 e o T3, estando os imóveis preparados para receber diferentes tipos de agregados.

O Porto com Sentido foi lançado pelo município com o objetivo de introduzir habitações a custos acessíveis no mercado tradicional de arrendamento, de diferentes tipologias e em todas as freguesias da cidade, a pensar nos diferentes perfis integrados na classe média, com rendimentos intermédios. A iniciativa pretende atrair para o centro da cidade milhares de novos residentes.

Além de poderem beneficiar do pagamento antecipado de dois anos de renda, assegurado pelo Município do Porto, ao aderirem a este regime os senhorios ficam também habilitados a gozar de benefícios fiscais em sede de IRS, IRC e IMI, de acordo com o previsto na lei.

O período de candidaturas teve início às 8 horas do dia 30 de novembro e esgota-se às 17 horas do 30 de dezembro. No final do processo, as casas vão ser atribuídas, por sorteio, entre os candidatos que cumprem os critérios de seleção.

A taxa de esforço dos candidatos será de 35% e, entre os critérios de admissibilidade, o programa determina os rendimentos máximos por ano fiscal e a adequação da composição do agregado à tipologia a que se candidata.

Haverá um período de visitas aos imóveis a concurso. Todas as candidaturas deverão ser submetidas por formulário eletrónico disponível no site da Porto Vivo, SRU admitindo-se, contudo, a apresentação presencial nas instalações da Porto Vivo, SRU, desde que previamente agendada.

Todos os detalhes do concurso estão disponíveis no site da empresa municipal Porto Vivo, SRU.

Durante o período de candidatura, as dúvidas poderão ser esclarecidas por telefone para o número 222 072 700, através do e-mail arrendamentopcs@portovivosru.pt ou presencialmente, mediante marcação prévia, na sede da Porto Vivo, SRU.