Economia

Já começou no Porto o futuro da liderança em gestão e marketing

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

À semelhança do ano anterior, o Teatro Rivoli testemunhou, ao final da tarde de terça-feira, o arranque de mais uma QSP Summit. A iniciativa, que junta, na Exponor, cerca de 70 oradores líderes da gestão e do marketing de todo o mundo e mais de três mil participantes, decorre até quinta-feira sob o lema “Shaping The Future Leadership”.

“Empresas e instituições necessitam de adotar uma gestão sólida, que lhes permita crescer num ambiente altamente competitivo, em constante mutação e com desafios cada vez mais complexos”, afirmou o vice-presidente da Câmara do Porto, na sessão de abertura.

Filipe Araújo reforçou que, “perante tão volátil e incerta realidade”, traduzida por “acontecimentos disruptivos” como a pandemia ou a invasão da Ucrânia, “as organizações têm de ser mais eficientes, tomar decisões informadas, otimizar recursos e saber adaptar-se à mudança”.

O autarca defendeu que “o tecido empresarial tem de continuar a apostar de forma significativa no aumento da qualidade de gestão e numa cada vez maior adaptação”.

“A necessária e imperativa transição climática, a transição energética que tem de ser operada e os novos paradigmas associados ao digital serão determinantes na resiliência das organizações e na capacidade de continuarem pujantes, mas sustentáveis, na sua contribuição para a criação de valor, para o reforço da competitividade e para o crescimento dos negócios”, reforça Filipe Araújo.

Crente de que “a este nível, lideranças inspiradoras e capazes de liderar pelo exemplo farão a diferença”, o também responsável pelo Ambiente e Transição Climática do Município sublinha a importância de eventos como a QSP Summit para “termos líderes capacitados em todos os níveis, o que exige uma constante atualização de conhecimentos e técnicas”.

Para o vice-presidente da Câmara do Porto, a cimeira tem a capacidade de gerar “uma frutífera dinâmica de partilha de conhecimento, debate de ideias e networking profissional”.

Uma conferência para crescer ainda melhor

Igualmente presenta na cerimónia de abertura no Rivoli, que contou com a atuação do pianista Mário Laginha, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, considerou a QSP Summit “um evento que nos ajuda a crescer ainda melhor”, dado o seu contributo para o conhecimento.

Estando no Porto, o representante do Governo enalteceu o trabalho de um ícone da cidade, os Clérigos, enquanto “projeto exemplar naquilo que é a preservação do património, a cultura, a sustentabilidade, a inclusão e a solidariedade social”.

“Queremos muito continuar a crescer com autenticidade e sustentabilidade”, acrescentou Nuno Fazenda, referindo o crescimento do país, não apenas a nível económico, mas turístico e da ação climática.

No arranque de dois dias repletos de palestras de cerca de 70 oradores e à espera de mais de 3.200 participantes, o secretário de Estado sublinhou a “capacidade de Portugal para realizar eventos de grande impacto nacional e internacional”.

Por seu lado, Rui Ribeiro, diretor geral da QSP Summit, sublinhou o potencial “ainda muito elevado de crescimento” do evento, com a esperança de, na próxima edição “reforçar a aposta na captação de gestores europeus e do mercado lusófono”. “Este é um evento que prestigia Portugal”, acredita o responsável, assumindo a ambição que norteou a organização.

A sessão no Rivoli terminou com a intervenção de John Bercow, antigo presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido e um dos mais carismáticos políticos ingleses, que veio ao Porto partilhar a sua visão sobre "Liderar pelo Exemplo".