Cultura

Já começou a terceira edição da Porto Design Biennale

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Começou, esta terça-feira, a terceira edição da Porto Design Biennale, adiada uma semana devido ao estado do tempo. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, juntamente com a presidente da Câmara do Matosinhos, Luísa Salgueiro, inaugurou duas exposições naquele concelho.

A primeira, na Casa do Design, intitula-se "Petrichor, o Cheiro da Chuva", a exposição central que marca o arranque da Porto Design Biennale, subordinada ao tema desta edição "Ser Água". A exposição tem curadoria de Fernando Brízio, curador-geral desta edição do evento e que fez uma visita guiada à mostra. O autor explicou que a exposição mostra um mini-roteiro de todo o trabalho de pesquisa que realizou para a Biennal e que inclui alguns dos elementos que usou para construir o texto que serviu de base para a curadoria da edição deste ano.

Seguiu-se, depois, a inauguração do trabalho "Galiza. Processos e Formas", de David Barro, na Galeria Municipal de Matosinhos, Galiza que, este ano, foi a região convidada para participar da Biennal.

A mostra do artista galego pretende contar a história do seu passado, presente e futuro. David Barro reuniu elementos que atravessam o século XX e as décadas da ditadura espanhola, que demonstram, porém, uma coesão identitária que, no fundo, são a expressão de um território e de uma população muito particular dentro do que é Espanha, estando o elemento água como componente essencial.

Com o tema central "Ser Água: Como fluímos e nos moldamos coletivamente", a Porto Design Biennale apresenta mais de meia centena de exposições, conversas e instalações gratuitas, espalhadas pelo Porto e Matosinhos, e vai decorrer até ao dia 3 de dezembro.

A informação completa sobre a programação pode ser consultada na página do evento.