Urbanismo

Quarteirão da Casa Forte já está a ser reabilitado

  • Notícia

    Notícia

Um dos mais nobres espaços urbanos da cidade encontra-se degradado e sem solução há mais de uma década, mas as obras que permitirão reabilitá-lo já começaram. O quarteirão da Casa Forte, como é conhecido, vai deixar de ser o maior "ponto negro" da reabilitação urbana da cidade, graças ao investimento de privados e ao esforço e apoio da Câmara do Porto e da Porto Vivo, sociedade de reabilitação urbana. As obras de demolição parcial do quarteirão D. João I já começaram e o Porto.pt foi assistir aos trabalhos, que nesta primeira fase demorarão três meses.


Os edifícios em ruínas e degradados darão depois lugar a um programa misto de reabilitação que alia a componente habitacional - com previsão de construção de mais de 100 fogos - ao comércio, e estando projetada a construção de um parque de estacionamento subterrâneo e de uma praça interior que ocupará o miolo do quarteirão.

Recorde-se que em preparação está também o concurso para a reabilitação do Mercado do Bolhão, na mesma zona e que, recentemente,

foi inaugurado o Palácio do Bolhão, edifício municipal entregue ao Teatro do Bolhão e agora a funcionar já reabilitado. Estes três projetos de reabilitação prometem transformar por completo a vida daquela zona da baixa da cidade do Porto, trazendo novos moradores e uma nova dinâmica social e comercial.