Ambiente

Já abriram as inscrições do Plano de Educação-Ação para a Sustentabilidade para o próximo ano letivo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_bioblitz_14.JPG

Filipa Brito

Já se encontram disponíveis as fichas de inscrição para os estabelecimentos de ensino e instituições se inscreverem nas oficinas e projetos do Programa de Educação para a Sustentabilidade do Porto para o ano letivo 2022/23. Este programa tem como objetivos principais contribuir para a literacia ambiental, aquisição de novas competências e o saber fazer, bem como para a aprendizagem com e na Natureza.

A partir do próximo ano letivo, os alunos das escolas do Porto vão ser chamados a agir mais diretamente rumo a um mundo ambientalmente mais sustentável. O Plano de Educação-Ação para a Sustentabilidade do Porto 2022/2023, conforme anunciou na apresentação o vice-presidente da Câmara do Porto, que tutela a área do Ambiente e Transição Climática, pretende que “os participantes possam materializar ações concretas e com efeitos geracionais”. “As alterações climáticas, a economia circular, as soluções de base natural, a expansão dos espaços verdes e a promoção da biodiversidade têm sido as áreas de trabalho de maior importância para a cidade na área da sustentabilidade”, lembrou Filipe Araújo.

Sendo uma ferramenta que já vem sendo aplicada, para o ano letivo 2022/2023 a estratégia assume-se como um Plano de Educação-Ação, como forma de estimular a tomada de atitude consciente para a sustentabilidade a partir dos estabelecimentos de ensino.

Entre as novidades do Plano de Educação-Ação está a oficina “Liga-te à Natureza” (inspirada no método de “flow learning” de Joseph Cornell), as atividades de limpeza de praia e de rios, e a possibilidade de algumas escolas poderem beneficiar de apoio para instalação de hortas nos seus espaços.

Para saber mais consulte aqui todos os pormenores sobre o plano.