Ambiente

ISEP integra projeto para prevenção de incêndios

  • Notícia

    Notícia

#DR_incendio_campanha_03.jpg

Uma equipa de investigadores do GRAQ,

Grupo de Reação e Análises Químicas do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), está a trabalhar num projeto de recuperação preventiva de áreas queimadas em Portugal e na Galiza.

O projeto "Terramater" vai propor e testar um conjunto de métodos de reforço e melhoria da qualidade dos solos queimados, criando ao mesmo tempo um sistema de monitorização e alerta para prevenção de incêndios.

Em Portugal, as áreas-piloto desta iniciativa serão em Trás-os-Montes e no Alto Minho. Numa primeira fase, os solos vão ser analisados para se estudar as suas características e avaliar as alterações que ocorrem após os incêndios. Serão assim identificados os aspetos a necessitar de intervenção para promover a recuperação dos solos queimados e o restabelecimento das suas características, de modo a aumentar a resistência ao fogo e evitar a sua propagação às plantas, tornando-os aptos para futuras utilizações.

Ao mesmo tempo, os investigadores vão focar-se nas áreas florestais saudáveis, avaliando o teor de água, o grau de cobertura e desenvolvimento vegetativo, entre outros, para perceber quais os locais de maior risco de incêndio.