Sociedade

Irmandade da Lapa organiza visitas para dar a conhecer órgão de tubos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_guarda_coracao_dpedroiv_2022_09.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A Irmandade da Lapa organiza no próximo dia 28 de janeiro, sábado, uma visita guiada ao órgão de tubos daquela instituição.

Depois de uma primeira visita, que decorreu dia 21, a Irmandade esclarece que o órgão de tubos da Igreja da Lapa poderá ser visitado, gratuitamente, no próximo sábado. As visitas guiadas decorrem entre as 16h00 e 17h30 e incluem uma prova de vinhos, sendo que os visitantes terão “a oportunidade de ouvir o som de cada nota do monumental órgão, através de um miniconcerto”, conforme cita a Lusa.

O instrumento criado pelo alemão Georg Jann voltou a ecoar na cidade, depois de meio ano de trabalhos de reabilitação, num investimento superior a 200 mil euros, que contou com o apoio da Câmara do Porto, entre outros mecenas.

Sob o lema "O Som do Porto Sagrado está de volta", o programa de reinauguração do instrumento, que possui um total de 4.307 tubos e um carrilhão de 42 sinos, encerra no dia 29 de janeiro, pelas 17h00, com um concerto protagonizado por Filipe Veríssimo, mestre de capela da Igreja da Lapa.