Sociedade

Ir ao centro de saúde de táxi já é mais barato para pessoas a partir dos 65 anos com Cartão Porto.

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_taxi_mais_65_01.jpg

Miguel Nogueira

Ir ao centro de saúde ou ao hospital já é mais barato para os munícipes que tenham 65 anos ou mais. A campanha Táxi Saúde +65 permite aos portadores do Cartão Porto. deslocações por motivos de saúde a um preço fixo de dois euros por viagem.

Para usufruir deste serviço, a chamada de táxi deve ser feita através do número de telefone 939 955 263 (chamada para a rede fixa nacional) e a deslocação deve ser feita a partir da morada que consta no cartão até um centro de saúde ou hospital, público ou privado, situado no município do Porto, ou no percurso de regresso ao domicílio a partir de um desses estabelecimentos de saúde.

Cada viagem tem o custo fixo de dois euros. Assim, numa viagem de ida e volta, o utilizador do serviço pagará apenas quatro euros, sendo o restante valor assumido pela Câmara do Porto.

Cada pessoa pode usufruir de um máximo de 12 viagens por ano. As utilizações serão descontadas do cartão no momento da solicitação do serviço e o Cartão Porto. deve ser sempre apresentado ao motorista de táxi no início da deslocação.

O serviço Táxi Saúde +65 está disponível 24 horas por dia.

Nas palavras da vereadora com o pelouro dos Transportes, Ação Social e Proteção Civil, Cristina Pimentel, “o longo período de pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 teve efeitos diretos na diminuição da procura de cuidados de saúde por parte da população, sendo essencial garantir rapidamente a retoma dos níveis de cuidados de saúde a nível de prevenção e diagnóstico”, especialmente na faixa etária em questão.

A primeira medida deste género tomada pela Câmara do Porto estava relacionada com as deslocações para os locais de vacinação no âmbito da pandemia: o programa teve início em março de 2021, tendo sido posteriormente reforçado em maio, em julho e em outubro.