Sociedade

IPO do Porto volta a abrir portas aos rastreios gratuitos de cancro de pele

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_sinal_pele.jpg

Miguel Nogueira

Os rastreios gratuitos de cancro cutâneo estão de regresso à Clínica da Pele, Tecidos Moles e Osso do IPO do Porto, após dois anos de interrupção devido à pandemia.

As inscrições abrem nesta sexta-feira, dia 13 de maio, e as consultas estão limitadas às primeiras 100 chamadas. O rastreio realiza-se no dia 18 de maio, Dia do Euromelanoma.

Os interessados devem efetuar a sua inscrição através do número gratuito 808 202 517, sendo a linha encerrada quando as 100 chamadas forem atingidas.

“Esta ação de sensibilização pretende alertar para a prevenção primária neste tipo de cancro, sensibilizando a população em geral para os cuidados necessários e para a necessidade de diagnóstico precoce”, explica Matilde Ribeiro, médica e orientadora da clínica, em comunicado.

Anualmente passam mais de 8 mil doentes pela Clínica da Pele. A nível nacional e para 2020, estima-se que tenham ocorrido 1071 casos novos de melanoma da pele, o que representa 11 casos por cada 100 mil habitantes.

O Dia do Euromelanoma envolve 29 países europeus e tem como objetivos informar a população sobre o cancro de pele, o diagnóstico precoce e o respetivo tratamento.