Sociedade

IPO assinala Dia Mundial do Dador de Medula Óssea com foco na desmistificação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_dia_mundial_contra_cancro_27.jpg

Porto.

Especialistas e dadores reúnem-se a 18 de setembro para a conferência “Desmistificar a Dádiva de Células” sob o tema “Doar & Inovar”. No Dia Mundial do Dador de Medula Óssea, o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO) pretende “homenagear os dadores, agradecer a dádiva voluntária e desmistificar receios e ideias erróneas, mas essencialmente atravessar fronteiras e colocar Portugal e os seus dadores no mapa global”.

A edição deste ano conta, também, com um painel dedicado ao tema das terapias celulares inovadoras – as células CAR T – uma terapêutica pioneira em Portugal que o IPO do Porto iniciou em 2019.

Para a diretora do Serviço de Terapia Celular daquela instituição de saúde, “este é um dia para consciencializar as entidades responsáveis e a comunidade, em especial os grupos étnicos, sobre a importância da inscrição como dador voluntário de medula óssea e do impacto que o transplante tem no tratamento dos doentes, ajudando a salvar vidas”.

Susana Roncon alerta, ainda, “para a necessidade de informar a população em geral, sobretudo os mais novos, acerca dos processos inerentes à dádiva de medula, esclarecendo dúvidas e prevenindo eventuais escusas”.

A conferência “Desmistificar a Dádiva de Células” é, pela primeira vez, integrada nas celebrações do World Marrow Donor Day, uma iniciativa da World Marrow Donor Association, que reúne os registos de dadores de todo o mundo.

O Serviço de Terapia Celular do IPO colhe células e medula óssea de dadores voluntários inscritos no Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE). Desde o ano 2000, já foram enviados mais de 700 produtos para centros de transplante nacionais e para outros 36 países para o tratamento de doentes com patologia oncológica e não oncológica.

Neste momento, o CEDACE conta com mais de 400 mil dadores, fazendo com que Portugal seja o terceiro país com mais dadores inscritos por milhão de habitantes.

O Dia Mundial do Dador de Medula Óssea pode ser acompanhado através do canal de Youtube do IPO, neste sábado, 18 de setembro, às 14,30 horas.