Turismo

Invicta volta a receber a corrida EcoTrail

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Paulo_Nunes_EcoTrail_01.JPG

Paulo Nunes

Os amantes de trail running podem preparar-se para a segunda edição do EcoTrail Porto, que terá passagens pelos concelhos do Porto, Valongo, Gondomar e Vila Nova de Gaia. A prova realiza-se no próximo sábado, dia 8 de abril, e contará com três distâncias de 80, 40 e 20 quilómetros e desníveis positivos de 1.607, 703 e 281 metros, respetivamente. Esta edição conta com uma novidade: uma caminhada de 10 quilómetros, com início nas Fontainhas e que permitirá aos participantes explorar o coração da cidade e as suas encostas sobre o rio Douro.

De acordo com a organização, a prova terá perto de 500 participantes, muitos deles de nacionalidade estrangeira, que participam, habitualmente, no circuito das corridas Ecotrail, pelas diferentes cidades europeias.

"Iniciativas desta natureza que permitem descobrir a cidade e a região e que promovem experiências eco sustentáveis em respeito pelo ambiente urbano estão perfeitamente alinhadas com o compromisso ecológico do Município", declarou a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha.

"Esta estratégia de desenvolvimento requer o envolvimento de todos os intervenientes, com especial enfoque no compromisso dos visitantes com a sustentabilidade do destino", referiu ainda Catarina Santos Cunha.

O percurso valoriza o património histórico e cultural e passa por vários pontos históricos e culturais importantes da cidade, como as Muralhas Fernandinas, a Sé do Porto, o Palácio Episcopal e algumas zonas da marginal de rio, nomeadamente a Ribeira, as Escadarias do Barredo e Codeçal, a zona da Batalha e Fontainhas.

Inscrições até dia 6 de abril

O EcoTrail nasceu em 2007, em Paris, com o intuito de explorar um conceito de corrida a pé pela natureza em ambiente urbano. Desenvolveu-se em torno de valores eco sustentáveis e boas práticas, para minimizar o impacto dos corredores na passagem pelos diferentes destinos urbanos.

Este conceito rapidamente levou ao envolvimento das entidades municipais responsáveis pelo turismo, assumindo compromissos para a proteção dos locais e dando destaque e relevância a projetos que aliam os pontos de interesse turístico, o desporto, a natureza e a proteção ambiental.

Neste momento, o EcoTrail conta com mais de 30 mil participantes por ano entre todos os seus eventos, passando por cidades como Bruxelas, Oslo, Madrid, Chiang Mai, AlUla ou Estocolmo.

As inscrições estão abertas até ao dia 6 de abril e podem ser feitas online no website oficial do evento.