Ambiente

Invicta incentiva outras cidades rumo à economia circular

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foi lançada no Porto a Rede Colaborativa CityLoops, uma parceria que une entidades municipais e organizações do setor social e do turismo da região Norte na prevenção e redução do desperdício alimentar.

O encontro realizou-se nesta quinta-feira, nas instalações do Porto Innovation Hub, numa sessão que contou com a participação do vice-presidente e vereador do Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.

Na sessão foram apresentadas ferramentas e ações inovadoras que estão a ser aplicadas no Porto rumo à economia circular, nomeadamente: a análise da circularidade do setor dos biorresíduos na cidade, modelos de circularidade para o setor turístico e social, a expansão da rede de doação de alimentos, a expansão de recolha seletiva de resíduos orgânicos (com mais de 25 mil aderentes e 400 contentores de proximidade) e do tratamento local de biorresíduos, com a implementação de ilhas de compostagem comunitária, o sistema de certificação de espaços verdes urbanos para encorajar práticas sustentáveis na gestão e manutenção destes espaços. Falou-se, também, da iniciativa FoodLoop (um concurso de ideias circulares), promovido pelo Município em conjunto com as entidades parceiras que fazem parte do consórcio local do projeto.

A partilha destas ações teve como objetivo mobilizar outros municípios e organizações para cooperarem na prevenção e redução do desperdício alimentar e potenciar a circularidade no setor dos biorresíduos, numa visão mais alargada ao sistema alimentar, de modo a contribuírem para a transição para uma economia circular na região, com menos desperdício alimentar, com menos resíduos, mais sustentável e saudável.

Os membros da Rede Colaborativa CityLoops passam a beneficiar da partilha de experiências, aprendizagens, desafios, barreiras e sucessos das ferramentas e ações implementadas, bem como do apoio técnico do consórcio do CityLoops para a sua potencial replicação e adaptação.

O CityLoops é um projeto liderado pelo ICLEI – Local Governments for Sustainability, financiado pelo Programa Horizonte 2020 (H2020 - Grant Agreement 821033) e está a ser implementado em sete cidades (Apeldoorn, Bodø, Højebb-Taastrup, Mikkeli, Porto, Roskilde e Sevilha) com o objetivo de fechar os ciclos de fluxos e aumentar a circularidade dos materiais em zonas urbanas.

O Município do Porto, a Porto Ambiente, a LIPOR e a 2GO Out Consulting são as organizações responsáveis pela implementação do projeto na cidade, contribuindo para a implementação da visão estratégica para a Economia Circular no Porto, refletida no Roadmap para a cidade do Porto circular em 2030, e das ambições para um sistema alimentar circular e regenerativo.