Economia

InvestPorto catalisa parceria entre Academia e empresa para desenvolver inovações químicas sustentáveis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Elementis, empresa internacional que opera no setor químico, estabeleceram uma parceria para desenvolver novos produtos na área da química sustentável. A ação do gabinete municipal InvestPorto foi o motor desta joint-venture na área da I&D.

O evento de lançamento aconteceu na passada sexta-feira, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica, e contou com a participação do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente.

O apoio do Município do Porto, através da InvestPorto, permitiu que estas duas entidades criassem as condições para o estabelecimento desta parceria, facto destacado pela diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da UCP, Manuela Pintado, durante a cerimónia.

Por sua vez, Ricardo Valente deu nota da importância do projeto para a estratégia de atração de investimento da cidade, realçando que, através da InvestPorto, já foram acompanhados cerca de 500 projetos de investimento no Porto, tendo sido concretizados cerca de 1800 milhões de euros de investimento de mais de 20.000 postos de trabalho qualificados.

"Este projeto mostra a capacidade da cidade em atrair projetos numa base competitiva e que tenham como um dos seus pilares a ligação entre a empresa e a Academia. Esta ligação e a aposta da UCP num centro de investigação de excelência dão os seus frutos e permitem antecipar um crescimento do ecossistema de empresas de alto valor acrescentado que chegam à cidade", referiu o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo.

Formar recursos humanos qualificados

A parceria entre a empresa, recentemente instalada no Porto, e Universidade Católica irá também formar recursos humanos qualificados em ambiente de investigação.

"Como centro de investigação e laboratório associado, cuja missão é também a transferência de conhecimento e o impacto na sociedade, é essencial desenvolvermos parcerias estratégicas como esta que nos permitem alavancar a ciência que produzimos,” explicou, também, Manuela Pintado.

O grupo Elementis, com sede em Londres, anunciou que pretende investir até três milhões de euros no seu primeiro centro global de excelência e laboratório de investigação e desenvolvimento (I&D) no país, que vai abrir no segundo semestre de 2024, no Porto.

"Através desta colaboração, iremos combinar a nossa experiência em formulação com a tecnologia avançada e capacidades analíticas do Centro de Biotecnologia e Química Fina, para oferecer soluções inovadoras e sustentáveis aos mercados que servimos", explicou Joe Lupia, vice-presidente senior de Investigação & Desenvolvimento da Elementis. "Temos a ambição de lançar 50 novos produtos até 2026, objetivo para o qual este centro de investigação e desenvolvimento no Porto terá um papel crucial, e por isso se torna tão importante estabelecer parcerias que possam enriquecer os nossos esforços", finalizou.

O evento de lançamento contou, igualmente, com a presença da reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil.