Economia

Investimento municipal nas iluminações natalícias com retorno no comércio tradicional

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Numa visita, já tradicional, às iluminações de Natal em véspera de dia de Reis, Câmara Municipal e Associação dos Comerciantes do Porto (ACP) fizeram um balanço positivo das iniciativas conjuntas previstas para esta quadra festiva. “A parceria com a Associação dos Comerciantes tem funcionado muito bem, cumprindo com as preocupações de sustentabilidade e ambientais e correspondendo ao apelo para horários reduzidos de iluminação”, destacou a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Catarina Araújo, durante o passeio entre o Mercado do Bolhão e a Praça da Batalha.

Acompanhada do vice-presidente e vereador do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo, e da direção da ACP, Catarina Araújo sublinhou a importância destas iniciativas: “Nesta época, conjuntamente com outras que animaram a cidade, contribuímos para dinamizar o comércio tradicional”.

Para o presidente da Associação dos Comerciantes, a quadra natalícia é “a mais importante para o comércio da cidade”. “Foi um ano bem conseguido, ganho e que cria uma sustentabilidade e continuidade de um comércio que se quer ativo”, frisou Joel Azevedo.

Ainda que provisório, o presidente dos comerciantes garante que o feed back recebido por parte dos associados aponta para um balanço bastante melhor que nos anos anteriores. “O balanço que fazemos é que, este ano, conseguimos ultrapassar os anos difíceis da pandemia, mas, provavelmente, superar os anos anteriores. Mostra que é uma cidade ativa, também no comércio de rua”, acrescentou, deixando votos para que a parceria com a autarquia “continue e seja alargada nos próximos anos. A cidade e os comerciantes ficam a ganhar”.

Recorde-se que o Município do Porto e a ACP assinaram, no ano passado, um acordo, no sentido de promover a colaboração interinstitucional e o trabalho em rede, com a dinamização do tecido comercial da cidade em mente. Até 2025, prevê-se uma série de iniciativas, com destaque para as tradicionais iluminações de Natal, que, já este ano, tiveram, sobretudo, uma preocupação ambiental e de sustentabilidade.

Para esta quadra festiva, o Executivo municipal tinha aprovado, em julho, a atribuição de um apoio financeiro, até 600 mil euros, à Associação dos Comerciantes para a implementação da iluminação de Natal, com um conjunto de medidas de redução de consumo energético, com o objetivo de fazer face às dificuldades que se sentem a nível global.

Assim, em linha com diferentes recomendações e iniciativas de eficiência energética, e com o Plano de Poupança de Energia 2022-2023, o Porto reduziu o horário de funcionamento das iluminações, com o uso de tecnologia LED de baixo consumo, tendo como objetivo uma redução de consumo energético na ordem dos 30% face aos anos anteriores.