Urbanismo

Investimento municipal na requalificação do espaço público prossegue em Campanhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Travessa_da_Levada_depois_03.JPG

DR

O investimento municipal na requalificação do espaço público prossegue em Campanhã. É disso exemplo a empreitada de requalificação que envolve a Rua da Levada e as Travessas da Levada e São Pedro. A intervenção prevê o redesenho do espaço público, melhorando a acessibilidade e circulação pedonal e qualificando o ambiente urbano, numa área de cerca de 5300 metros quadrados.

A intervenção, da responsabilidade da empresa municipal Águas e Energia do Porto, representa um investimento superior a dois milhões de euros e tem como principal objetivo reduzir a pobreza e a exclusão, promovendo o acesso à habitação, ao espaço e aos serviços públicos, à saúde e bem-estar e à qualidade de vida.

Este investimento, numa zona mais desfavorecida da cidade, irá melhorar as condições de vida de famílias em situação de precariedade habitacional, tal como sublinhou, no arranque da empreitada, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo: "A grande mais-valia desta obra é o facto de integrar as soluções técnicas de aproveitamento e melhoria das infraestruturas hidráulicas, com as ações de requalificação do espaço público e a melhoria das condições de vida da população".

Melhoramentos na rede de abastecimento de água

Os trabalhos, que prosseguem e que, por isso, necessitam do prolongamento de alguns condicionamentos de trânsito na zona (ver anexo) contempla a renovação dos pavimentos, que resultará na resolução de problemas causados pela inexistência de soluções de encaminhamento e recolha de águas pluviais.

Serão também melhoradas as redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e pluviais. Deste modo, conseguir-se-á, igualmente, privilegiar e melhorar a circulação pedonal, reduzindo a faixa viária e criando zonas de estacionamento, bem como incluir sinalização horizontal e vertical e, ainda, renovar e reforçar a iluminação pública. A este nível, tanto a iluminação pública como a iluminação cénica recorrerão a tecnologia LED.