Proteção Civil

Investimento municipal já ultrapassou os 7 milhões nos Sapadores Bombeiros

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto já investiu mais de sete milhões de euros no Batalhão de Sapadores Bombeiros, desde 2015, entre recursos materiais e de infraestruturas, mas também na dotação dos recursos humanos. 

"Aquilo que tem sido o investimento do Município do Porto nos últimos anos não é um investimento do presidente da Câmara, não é uma dádiva da Câmara; é o reconhecimento por parte dos cidadãos de que a sua proteção, a sua segurança é aquilo que de mais importante podemos ter num mundo incerto e nós, como dizia o comandante, prevenimos sempre, antes de ter de remediar", referiu o presidente da Câmara do Porto. Rui Moreira falava na cerimónia do Dia da Unidade dos BSB, que decorreu nesta terça-feira e assinalou o 291.º aniversário da corporação.

O presidente da autarquia do Porto enalteceu a "bravura destes soldados da paz" que têm sabido estar à altura dos diferentes acontecimentos.

"Sabemos que muitas vezes acontecem tragédias, mas naquelas que ocorreram nos últimos meses na cidade do Porto (...) há uma coisa que surgiu em todas as notícias: foi a bravura dos Bombeiros Sapadores e, por isso, aqui estou a render-vos a minha homenagem em nome de todos os portuenses", disse Rui Moreira na sua intervenção.

O comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros, Major Carlos Marques, sublinhou o investimento municipal no corpo dos BSB, que se traduz não só no aumento do número de efetivos "por forma a cumprir os rácios desejáveis de bombeiros para uma cidade que tem vindo a aumentar a sua população residente e flutuante", bem como, em matéria de aquisição e manutenção preventiva dos equipamentos, num processo de reequipamento plurianual em termos de equipamento individual coletivo e viaturas.

Exemplo disso foi a aquisição de dois veículos urbanos de combate a incêndios, uma autoescada articulada de 42 metros, uma autogrua de 60 toneladas, uma viatura de matérias perigosas, um veículo ligeiro de combate a incêndios com 1,80m de largura adaptado ao Centro Histórico, um veículo de comando e operações tático, uma embarcação de socorro, uma mota de água de busca e salvamento, duas ambulâncias de socorro, entre outros equipamentos, conforme enunciou o comandante da Unidade.

Para além destes, foi também feito um investimento em, equipamento proteção individual e fardamento de serviço, na manutenção e renovação dos equipamentos de intervenção em incêndios urbanos e florestais, de mergulho, salvamento em altura, desencarceramento, matérias perigosas e comunicação "com o objetivo permanente da melhoria da capacidade de resposta".

O Major Carlos Marques referiu ainda o papel da formação na estratégia delineada para os Sapadores Bombeiros e a atualização ao nível das carreias.

Na cerimónia do Dia da Unidade, celebraram o Compromisso de Honra 35 Bombeiros Recrutas da Escola Chefe Principal Arnaldo Sequeira Martins Pinheiro, na presença de autoridades civis e militares e das famílias dos novos efetivos. Do programa, para além dos momentos protocolares que incluíram o juramento dos recrutas perante o Estandarte Nacional, a imposição de boinas e distintivos de posto, e a entoação do Hino Nacional, foram feitas várias demonstrações de atividades e uma visita às instalações do quartel.