Sociedade

Investigadores do Porto criam ferramenta pioneira para o estudo de crises epiléticas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_transformacao_digital.jpg

Filipa Brito / Arquivo

Investigação de uma equipa do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, publicada na revista Nature Scientific Reports, permite a “classificação automática” e em tempo “quase-real” de crises de epilepsia através de um radar de infravermelhos e de vídeos tridimensionais (3D).

A solução computacional, desenvolvida em colaboração com investigadores da Universidade de Munique (Alemanha), representa uma “abordagem inovadora”, uma vez que classifica estes eventos neurológicos a partir de amostras de vídeo de dois segundos.

Através de “deep learning”, uma técnica de inteligência artificial que mimetiza em computador os processos através dos quais o ser humano adquire determinados tipos de conhecimento, com recurso a algoritmos, “a investigação demonstrou a viabilidade de um sistema de apoio ao diagnóstico e à monitorização, que permite distinguir entre crises com origem nos lobos frontal e temporal do cérebro (os mais comuns na epilepsia), ou eventos não epiléticos”, esclarece o instituto, em comunicado.

Esta ferramenta deteta “movimentos específicos em diferentes partes do corpo dos pacientes”, assim como a “dinâmica, os aspetos biomecânicos, os padrões de velocidade, a aceleração ou amplitude de movimento” das crises epiléticas, nota o investigador do INESC TEC Tamás Karácsony, citado no texto.

A epilepsia é uma doença neurológica crónica que afeta 1% da população mundial. As crises epiléticas são dos principais sintomas da doença e cruciais para diagnosticar possíveis ocorrências.