Inovação

Investigadores do Porto criam aplicação que ajuda a poupar energia

  • Notícia

    Notícia

#fib_candeeiro.jpg

Filipa Brito

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) da Universidade do Porto, desenvolveram uma aplicação móvel que pretende ajudar os portugueses a alterar os hábitos de consumo e a poupar energia.

Intitulada ECOplay, a aplicação pretende, através de vídeos informativos sobre iluminação, aquecimento e eletrodomésticos, "ajudar os portugueses a alterar pequenos hábitos diários que podem fazer a diferença do ponto de vista financeiro e ambiental", explicou o Instituto em comunicado.

Desenvolvida no âmbito do projeto europeu FEEdBACk – que tem como objetivo criar e testar novas tecnologias ligadas à área da energia e aplicá-las, de forma a promover a eficiência energética através da mudança de comportamentos – liderado pelo INESC TEC e financiado em 2,3 milhões de euros pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia, a aplicação já está disponível gratuitamente para telemóveis com o sistema operativo iOS e Android.

De acordo com Filipe Joel Soares, investigador responsável pelo projeto, esta aplicação permite "aprender um pouco mais sobre eficiência energética de uma forma lúdica, ao mesmo tempo que incentiva os utilizadores a pouparem mais energia no seu dia-a-dia".

"Numa altura em que muitas famílias portuguesas se encontram a trabalhar a partir de casa, a alteração de hábitos reflete-se naturalmente nas contas de energia", refere, destacando que a poupança energética contribui para "travar as alterações climáticas", uma vez que reduz o consumo de combustíveis fosseis e minimiza as emissões de CO2.

Além de vídeos informativos e episódios, a aplicação inclui ainda questionários relacionados com tomadas de decisão do dia-a-dia, bem como uma série composta por seis episódios de ficção científica em que a crise ambiental é o tema central.

Mediante a aprendizagem e o desempenho do utilizador, são atribuídos “pontos e distinções" que permitem progredir no ranking, explica o instituto, acrescentando que ao longo da utilização da app o usuário recebe notificações que estimulam a adoção de comportamentos mais sustentáveis.

A aplicação já está disponível em seis países (Portugal, Alemanha, Espanha, Holanda, Suíça e Dinamarca) e o projeto liderado pelo INESC TEC, que termina em abril de 2021, conta com a participação de um total de oito instituições provenientes de sete países.