Sociedade

Investigadores do CIIMAR ajudam a recuperar ecossistemas marinhos contaminados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_mar_agitado.jpg

Miguel Nogueira

Uma equipa de cientistas, que inclui investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, acaba de publicar um estudo em que foram desenvolvidas soluções biotecnológicas para recuperar ecossistemas marinhos contaminados.

O estudo pode ser lido na revista científica Microorganisms. Tudo começou com a recolha de amostras de mar profundo, em setembro de 2016, durante a campanha oceanográfica a bordo do navio de investigação da Marinha Portuguesa NRP Almirante Gago Coutinho.

Após experiências em laboratório, a equipa multidisciplinar de cientistas, do grupo “Bioremediation and Ecosystems Functioning”, desvendou um conjunto de microrganismos do mar profundo capaz de degradar hidrocarbonetos de petróleo e com potencial para o desenvolvimento de soluções biotecnológicas para recuperar ecossistemas contaminados.

“Tínhamos curiosidade em perceber se naqueles sedimentos haveria a possibilidade de encontrarmos e cultivarmos microrganismos com capacidade de degradar petróleo”, afirmou à agência Lusa Ana Paula Mucha, investigadora do centro da Universidade do Porto, acrescentando que os microrganismos se revelaram “capazes de se alimentar do petróleo e limpar o ambiente contaminado”.

O trabalho vai prosseguir. Segundo a investigadora, “nesta experiência com sedimentos do mar profundo, obtivemos cerca de 30% de degradação de petróleo. É um caminho que queremos explorar e otimizar”. A abordagem passou também pela caracterização da comunidade microbiana existente nos sedimentos.

Os investigadores vão agora tentar produzir estes microrganismos em “maior escala”, de forma a terem quantidade suficiente para prosseguir com as experiências, bem como estudar o papel ecológico e o perfil funcional da biosfera rara do mar profundo.