Ambiente

Investigadores da U.Porto identificam nova espécie de morcego em Portugal

  • Notícia

    Notícia

morcego.jpg

Equipa do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) da Universidade do Porto descobriu uma nova espécie de morcego no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os investigadores acreditam que a mesma pode estar distribuída por toda a Região Norte.

Em comunicado, o CIBIO-InBIO da Universidade do Porto avança que o registo desta nova espécie, designada morcego-de-bigodes de Alcathoe (Myotis alcathoe), acaba de ser descrito num artigo publicado na revista Biodiversity Data Journal.

A presença em território nacional desta espécie era, até agora, "desconhecida", ainda que o indivíduo que permitiu a sequenciação do "código de barras" do ADN tenha sido capturado em 2005 no Parque Nacional da Peneda-Gerês. À época, os investigadores registaram o indivíduo como sendo da espécie do morcego-de-bigodes (Mytosis mystacinus) devido à presença de "características muito semelhantes e quase indistinguíveis".

No entanto, a verdadeira identidade desta nova espécie só foi confirmada neste estudo, em que os investigadores da U.Porto sequenciaram o "código de barras" de ADN de 26 espécies com presença no país. "De acordo com este estudo, o ADN do indivíduo capturado no Gerês corresponde na realidade à espécie Myotis alcathoe, cuja presença em Portugal era até agora desconhecida", lê-se no documento.

Segundo o CIBIO-InBIO, esta espécie foi descrita pelos cientistas, em 2001, com indivíduos da Grécia e da Hungria e, desde então, a "sua presença tem vindo a ser confirmada um pouco por toda a Europa".

Até agora, os registos mais próximos de Portugal deste morcego reportavam ao norte da Galiza, mas os investigadores acreditam que a distribuição desta espécie pode não estar restrita ao Gerês, podendo ter-se alargado a "toda a região norte em locais com floresta madura atravessada por rios".

Esta espécie junta-se assim ao "recente confirmado morcego-de-franja-críptico, capturado no sítio de importância comunitária Alvão/Marão", num estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O estudo agora divulgado foi desenvolvido no âmbito dos projetos EnvMetaGen e PORBIOTA, uma iniciativa que consiste na construção de uma biblioteca de "código de barras" de ADN focada especialmente em animais invertebrados, mas que inclui agora "quase todos os quirópteros (morcegos) portugueses".

Esta não é a única descoberta recente feita pelo CIBIO-InBIO. No início de junho foi revelado o achamento de uma nova espécie de borboleta noturna em Portugal perto da foz do rio Mondego, a sul da Figueira da Foz, batizada com o nome científico Mondeguina atlanticella.