Investigadores da FEUP criam dispositivo aéreo para produção de energia eólica
Porto.
Notícia
Miguel Nogueira
Um grupo de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desenvolveu um dispositivo aéreo que, ligado a uma estação terrestre por cabo, pretende ser uma alternativa ecológica na produção de energia eólica.
O dispositivo, intitulado UPWIND, tem vindo a ser desenvolvido desde 2017. Assemelha-se a uma asa e permite captar vento a altas altitudes, contrariamente às tradicionais turbinas eólicas.
A UPWIND ficou em primeiro lugar na final nacional do ClimateLaunchPad, competição organizada pela UPTEC, Ordem dos Engenheiros e Fórum Oceano, e vai representar Portugal na final regional da competição.
Alternativa económica e ecológica
"O vento a grandes altitudes tem mais velocidade comparativamente ao vento próximo ao solo e é mais estável e consistente", esclareceu à agência Lusa o investigador do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, Fernando Fontes, salientando que a solução desenvolvida é uma "alternativa económica e ecológica" às turbinas, pois permite a extração a grandes altitudes sem aumentar os custos de produção.
A tecnologia está ligada a uma estação terrestre através de um cabo de grandes dimensões, sendo a sua estrutura "relativamente leve e pequena".
A equipa da FEUP, composta por oito investigadores principais e 16 colaboradores, está, neste momento, a considerar vários locais para testar o protótipo. Neste momento, o grupo de investigação tem em curso três pedidos de patente, um nacional e dois europeus.