Sociedade

Investigadora do i3S torna-se embaixadora da prestigiada revista norte-americana Science

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Egidio_Santos_Ana_Paula_Rego_01.JPG

Egidio Santos

Considerada uma das melhores revistas científicas mundiais, os conteúdos da Sicence têm, pela primeira vez, aconselhamento português. Durante os próximos dois anos, Ana Paula Pêgo, investigadora do i3S – Instituto e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, vai ser embaixadora da publicação na área dos biomateriais, engenharia de tecidos e entrega de fármacos.

“Portugal tem uma tradição já reconhecida a nível internacional nesta área e este convite reforça esse prestígio”, acredita a investigadora, citada pelo Notícias U.Porto. Ana Paula Pêgo, que tem desenvolvido um trabalho pioneiro na área dos biomateriais à escala nanométrica associados à regeneração e reparação de tecidos, vai integrar o Conselho de Editores de Revisão da Science.

A também membro da direção do I3S, onde lidera a parte de Estratégia & Criação de Valor, e professora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Faculdade de Engenharia da U.Porto, afirma que “integrar o Conselho Científico da Science permite-me contribuir para destacar descobertas importantes no campo dos biomateriais e reforçar a engenharia regenerativa como uma nova área de investigação a nível mundial”.

A nível nacional, tem no currículo o Prémio Santa Casa Neurociências / Prémio Melo e Castro e o Prémio Albino Aroso. Licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, Ana Paula Pêgo fez o doutoramento na Universidade de Twente, na Holanda, em química de polímeros e biomateriais, desenvolvendo um projeto para preparar tubos guia para promover a regeneração de lesões do sistema nervoso periférico.

Atualmente, faz parte de quatro Redes Europeias de Formação Inovadora Marie Curie, financiadas pela União Europeia, e lidera um projeto financiado pelo norte-americano Air Force Office of Scientific Research. Integra ainda o Conselho Editorial da revista «Biomaterials», número um na área, e é membro eleita da Sociedade Europeia de Biomateriais. É, desde 2013, líder do grupo “NanoBiomaterials for Targeted Therapies”, agora integrado no i3S.

Ana Paula Pêgo é, a par do também convidado imunologista da Fundação Champalimaud, a primeira cientista portuguesa a aconselhar uma das mais prestigiadas revistas científicas.