Sociedade

Investigador do Porto entre a elite mundial no estudo da humanização da inteligência artificial

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Joao_Gama.jpg

DR

Depois de um 2020 pleno de reconhecimento, 2021 não deixa de enaltecer o trabalho de João Gama, professor da Universidade do Porto. Desta vez, foi o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) que lhe atribuiu a mais alta distinção, elevando o investigador a Fellow da instituição, ao lado de prémios Nobel da Física.

Conhecida como a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia pela humanidade – como sublinha a Universidade do Porto na sua página –, o IEEE “destaca académicos de prestígio, cujos projetos de investigação impactem a sociedade”. João Gama entra, agora, nesta lista restrita graças às suas “contribuições em técnicas de extração de conhecimento a partir de fluxos contínuos de dados”.

Para o professor catedrático da Faculdade de Economia da U.Porto e investigador na área da Inteligência Artificial do INESC TEC, a utilização de fluxos de dados é fundamental para a aprendizagem automática ao permitir a tomada de decisões em tempo real. “Na minha perspetiva, a principal contribuição científica é uma arquitetura para o desenvolvimento de algoritmos de aprendizagem adaptativos a partir de fluxos de dados”, refere o académico, citado pela Notícias U.Porto.

No ano passado, João Gama já havia recebido uma distinção semelhante, na altura vinda da European Association for Artificial Intelligence (EurAI). O seu nome apareceu igualmente destacado no ranking mundial de cientistas das Ciências da Computação, “o mais importante portal de pesquisa do mundo na área”, sublinha a Universidade do Porto.

Com esta nova distinção, João Gama fica ao lado de outros fellows [colegas membros] do IEEE, como os vencedores do prémio Nobel da Física, o alemão Herbert Kroemer e o japonês Isamu Akasaki. O docente da U. Porto já deu palestras em todo o mundo, tendo sido responsável, em 2004, pela organização do primeiro workshop mundial sobre descoberta de conhecimento a partir de data streams (fluxos de dados) e é autor do primeiro livro sobre o assunto, publicado em 2010.