Sociedade

Investigador do Porto é eleito o melhor especialista do mundo em fertilidade

  • Notícia

    Notícia

#dr_investigador_porto_icbas.jpg

DR

O investigador Marco Alves, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, ocupa o topo do ranking de melhores especialistas do mundo na área da fertilidade, elaborado pela plataforma Expertscape.

O trabalho científico do investigador do Porto, de apenas 37 anos, não passou despercebido a um dos mais agregadores de informação das ciências biomédicas, com mais de 27 mil tópicos.

No site Expertscape, referência incontornável para quem pretende encontrar os médicos e profissionais de saúde mais experientes do mundo, Marco Alves destaca-se na primeira posição da categoria "Fertility" ("Fertilidade").

O investigador, natural de Anadia, vê assim reconhecido a nível mundial o seu trabalho e conhecimento científicos na área da fertilidade, mas ao Notícias U.Porto, assinala que é "o rosto de uma vasta equipa de pessoas, nacionais e estrangeiras" que depositam confiança no trabalho que vem desenvolvendo.

Com uma bolsa de investigação que o levou ao ICBAS em 2016, atualmente Marco Alves é investigador auxiliar do Instituto e faz parte da gestão científica da Unidade Multidisciplinar em Investigação Biomédica (UMIB), informa a mesma fonte.

Na conceituada faculdade da U.Porto deu também início a um grupo de investigação focado em endocrinologia, metabolismo e reprodução masculina. A principal área de trabalho incide, aliás, na biologia reprodutiva masculina, na modulação metabólica, obesidade e causas fisiopatológicas de infertilidade.

"Entre os inúmeros projetos que Marco Alves liderou inclui-se, por exemplo, o desenvolvimento de um composto inovador que garante uma melhoria acentuada da qualidade dos espermatozoides durante e depois da preservação", detalha o Notícias U.Porto, que destaca ainda as parcerias que o investigador tem estabelecido com algumas das mais importantes instituições científicas do mundo na área das ciências biomédicas, como o Imperial College London (Reino Unido) ou o Centro Americano de Medicina Reprodutiva (EUA). Em Itália, é ainda cientista convidado na Universidade de Bari (Itália).

Lançada em 2003, a plataforma Expertscape classifica os especialistas de acordo com a qualidade e a quantidade de publicações realizadas nos últimos dez anos, e indexadas na base de dados MEDLINE da National Library of Medicine.