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Investigador do Porto conquista prémio internacional com estudo na área da segurança ferroviária

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Pedro Aires Montenegro, investigador na FEUP, conquistou o ICCES Outstanding Young Researcher Award pelo seu estudo na área da segurança ferroviária, nomeadamente sobre o impacto das condições meteorológicas adversas na circulação de comboios de alta velocidade.

Em tempos de confinamento, o Porto. falou, por videoconferência, com Pedro Aires Montenegro, o jovem investigador da FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que soma palmarés internacionais no seu percurso profissional e académico.

O último dos prémios conquistados surgiu no âmbito da International Conference on Computational & Experimental Engineering and Sciences 2020 (ICCES), que lhe valeu o ICCES Outstanding Young Researcher Award. No estudo, o investigador avalia o perigo de descarrilamento de um comboio de alta velocidade, a circular sobre uma ponte, sujeito a fortes ventos laterais.

Pedro Aires Montenegro é mestre e doutor em Engenharia Civil, pela FEUP, onde agora é investigador nos projetos FCT Fiberbridge e H2020 In2Track2. O seu interesse pela engenharia cumpre um papel essencial na definição do seu percurso profissional, que lhe tem valido um amplo reconhecimento internacional, ao longo destes últimos anos.

“Esta é a primeira vez em muitos meses que não saio de Portugal”, foi a primeira exclamação do investigador para início de conversa. Presença assídua em conferências sobre Engenharia Civil, na área das Infraestruturas, Pedro Aires Montenegro soma e segue também ao nível das distinções granjeadas.

Em 2016, o investigador do Porto conquistou o Young Researcher Best Paper Competition, atribuído ao melhor trabalho apresentado na “Railways 2016 – Third International Conference on Railway Technology: Research, Development and Maintenance”, que teve lugar em Cagliari, Itália; em 2017, recebeu o Prémio Inovação Jovem Engenheiro, pela Ordem dos Engenheiros – Região Sul, referente à sua investigação sobre o comportamento dinâmico de comboios sobre pontes, no âmbito de um estudo requerido pela empresa russa de projeto de pontes Institute Giprostroymostv, para a avaliação da segurança de circulação sobre a futura ponte ferroviária de alta velocidade sobre o Rio Volga; e, mais recentemente, já em 2021, conquistou o galardão de “jovem investigador proeminente”, pela Conferência Internacional de Engenharia e Ciência Computacional e Experimental (The International Conference on Computational & Experimental Enginnering and Sciences).

Por cá, precisava que esse reconhecimento fosse mais efetivo. “Os investigadores veem o seu trabalho dificultado pela falta de apoios”, afirma. Ainda assim, Pedro Aires Montenegro assume que se têm verificado melhorias para que quem trabalha na área da investigação possam dedicar-se a tempo inteiro aos seus projetos, nomeadamente “através de contratos a termo certo”.

Para o futuro, o investigador da FEUP já traçou o seu percurso: “continuar a desenvolver estudos ligados à ferrovia, pois é uma área que tem vindo a ganhar importância a nível nacional, no que diz respeito a investimentos públicos”, considera.