Sociedade

Investigador do i3S recebe bolsa ISEV 2020

  • Notícia

    Notícia

#DR_investigador_steeve_lima_i3s.jpg

DR

Steeve Lima, investigador do grupo «Bioengineering & Synthetic Microbiology», e atualmente a realizar o seu doutoramento nessa área, no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi distinguido com uma Young Investigator Scholarship no Meeting anual da Sociedade Internacional de Vesículas Extracelulares (ISEV), que teve lugar entre os dias 20 e 22 de julho, em Filadélfia (EUA). 

Licenciado em Biologia (2013) e mestre (2015) em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), Steeve Lima estuda, desde 2018, as vesículas extracelulares produzidas por um grupo muito especial de bactérias Gram-negativas - as cianobactérias.

No trabalho submetido ao ISEV2020, intitulado «Vesículas extracelulares de cianobactérias são um mecanismo alternativo para lidar com o stress induzido pelo cobre», o investigador da UP apresenta resultados que apoiam a ideia de que «estas pequeníssimas estruturas podem ser uma das formas que as cianobactérias evoluíram para auxiliar na destoxificação do metal cobre. Visto ser um metal essencial para a fotossíntese e fundamental como co-factor de várias proteínas, libertá-lo encapsulado numa vesícula é uma forma original para a célula se ver livre de algo que, em excesso, causaria enormes problemas".

A Sociedade Internacional de Vesículas Extracelulares, fundada na Suécia em 2012, é a principal sociedade profissional de cientistas na área das microvesículas e exossomos.

Com quase 1.000 membros, a ISEV oferece várias oportunidades de pesquisa na área, nomeadamente através das Young Investigator Scholarships, cujo principal objetivo é apoiarem jovens investigadores em início de carreira.