Habitação

Porto e Escócia partilham experiências na área da habitação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O vereador do Urbanismo e Espaço Público e Habitação, Pedro Baganha, recebeu Husam Al Waer, urbanista, docente e membro da entidade "Urban Design Group", promovendo duas conversas, subordinadas aos temas "Shaping better places together" e "Facilitating the productive 20min neighbourhoods in the EU".

A promoção de alterações de comportamento deve ser, de acordo com Husam Al Waer, induzida pelas mudanças de contexto. Este foi apenas um dos muitos temas abordados nas conferências, que contaram com a presença de quase uma centena de pessoas em cada uma das palestras.

Para além da promoção do conhecimento e da troca de diferentes experiências com profissionais da autarquia, o reputado urbanista pôde conhecer as soluções habitacionais que o município do Porto desenvolve para oferecer respostas aos cidadãos e que integram diferentes camadas de atuação.

No que diz respeito ao edificado e espaço público, a estratégia da autarquia prevê reabilitação e qualificação. Numa outra dimensão do leque de soluções oferecidas, têm vindo a ser desenvolvidos programas que promovem o acesso à habitação, quer na sua vertente de arrendamento acessível quer na sua dimensão de arrendamento apoiado.

Programas municipais desperta curiosidade

Programas como o Porto com Sentido e o Porto Solidário foram apenas duas das muitas razões que despertaram a curiosidade do reputado urbanista e docente na Universidade de Dundee (Escócia).

Foi nas instalações da Porto Vivo, SRU, pela mão de Raquel Maia, vice-presidente da empresa municipal, que a visita teve início, tendo sido explicados alguns dos projetos em curso, nomeadamente, a reabilitação das seis ilhas da Lomba, a aquisição de habitações para o arrendamento acessível e, ainda, o trabalho a ser desenvolvido na zona oriental da cidade.

A partilha de ideias prosseguiu no terreno, com uma visita ao centro histórico, às ilhas na Lomba e também ao Bairro municipal de São João de Deus.

Houve ainda tempo para conhecer mais em detalhe os serviços oferecidos pelo recém-inaugurado Balcão da Habitação Acessível e para os números das 20 edições do concurso de arrendamento acessível, que estão quase a atingir as 192 casas disponibilizadas a valores, pelo menos, 20% inferiores aos que são praticados no mercado.

Encontros como este são encarados numa lógica de partilha de conhecimento e de promoção de diferentes abordagens aos desafios na área da habitação, muitos deles com escala global.