Educação

Investigador Carlos Neto dá palestra sobre a importância de brincar na infância

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_festa_criança_dia_1_30.jpg

Filipa Brito

O investigador internacional e professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH/UL), Carlos Neto, estará no Porto no próximo sábado, 10 de setembro, para “apelar à brincadeira”.

A palestra “Brincar: Importância no Desenvolvimento da Criança” é aberta a toda a comunidade educativa da cidade e ao público em geral e está marcada para as 10 horas, no Auditório do Conservatório de Música do Porto. Constitui uma iniciativa da Câmara do Porto para assinalar o arranque do novo ano escolar.

Na palestra será discutido o comportamento motor, lúdico e social das crianças em espaços escolares e urbanos. Temas como o sedentarismo e o analfabetismo motor na infância e o impacto que podem ter no desenvolvimento dos mais novos serão igualmente abordados na sessão.

Carlos Neto é um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças, desenvolvendo investigação académica há quase cinco décadas nesta área. É um assíduo participante em seminários, congressos e ações de formação sobre educação física e desporto, desenvolvimento motor e ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade. O professor universitário orienta, ainda, diversos projetos de investigação e intervenção comunitária e colabora com um leque alargado de entidades e autarquias. É autor de quatro livros, o mais recente, publicado em 2020, “LIBERTEM as crianças: a urgência de brincar e ser ativo”, conta já com 11 edições.

A palestra “Brincar: Importância no Desenvolvimento da Criança” é gratuita e aberta a toda a comunidade educativa da cidade e ao público em geral, sujeita a inscrição através do Pelouro da Educação do Município (dme@cm-porto.pt).