Mobilidade

Intervenção no Túnel dos Almadas arranca esta noite

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_tunel_ceuta_01.jpg

Filipa Brito

A partir da noite desta quinta-feira, e por períodos intercalados, o Túnel dos Almadas – também conhecido como Túnel de Ceuta – será cortado ao trânsito para trabalhos de manutenção. Esta é a primeira de uma série de intervenções a realizar em 15 obras de arte (termo designado para as infraestruturas do tipo túneis e passagens inferiores) na cidade e implica um investimento municipal na ordem dos 241 mil euros.

De forma a minimizar o impacto no trânsito, o condicionamento com corte total de via será efetuado sempre em período noturno, das 22 às 06 horas nos dias 7 para 8, 8 para 9, 26 para 27, e 27 para 28 de julho, com recurso à vedação do local de intervenção. Fora do horário estabelecido, serão repostas as condições normais de circulação.

Durante o período do condicionamento será, no entanto, permitido a todo o trânsito a circulação no sentido nascente-poente na Rua de Ceuta.

A intervenção no Túnel dos Almadas faz parte do contrato de manutenção e assistência técnica de 15 obras de arte da cidade, assinado com a Siemens. Dividida em cinco lotes, a adjudicação contempla ainda trabalhos nos túneis das Antas, com uma verba de 279 mil euros, no Túnel de Goelas de Pau e no Túnel de Faria Guimarães, cujo investimento anda perto dos 241 mil euros, no Túnel da Ribeira e nos túneis do Campo Alegre, com um valor associado de 205 mil euros, e ainda em diferentes passagens inferiores e pedonais, com um custo estimado acima dos 239 mil euros.

Neste total agregado, o investimento municipal supera os 1,2 milhões de euros, a que se soma o valor do IVA.