Mobilidade

Intervenção na Avenida Gustavo Eiffel tem duração prevista de 20 dias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

IMG_2117.jpeg

Miguel Nogueira

Os trabalhos de intervenção na escarpa para retirada dos elementos da derrocada que ocorreu na Avenida Gustavo Eiffel foram iniciados ontem, quinta-feira.

A ação imediata de mitigação de riscos, a cargo da empresa municipal Domus Social, é constituída por duas etapas com uma duração aproximada de 20 dias. A primeira etapa, com uma duração de três a quatro dias, consiste na demolição controlada dos elementos em risco de queda, com o recurso a uma auto-grua de grandes dimensões e alcance. Por esse motivo, durante o tempo previsto para esta fase será mantido o corte total de circulação de trânsito e o acesso condicionado a pessoas na Avenida de Gustavo Eiffel.

Na segunda etapa, com uma duração prevista de 15 dias e início subsequente, pretende-se retirar do local os elementos demolidos, com recurso a escavadoras giratórias e meios pesados de transporte e realizar provisoriamente os movimentos de terra adequados.

Durante essa fase, após reavaliação e caso existam condições de segurança, será ponderada a abertura de uma faixa de rodagem do lado oposto à derrocada, com possibilidade de trânsito em ambos os sentidos, controlado por semáforos provisórios.

Após esta intervenção de mitigação, cujo investimento aproximado ronda os 263 mil euros, irá ocorrer uma intervenção planeada para consolidação e estabilização definitiva, na mesma zona da escarpa, a cargo da empresa municipal GO Porto.

Recorde-se que a derrocada ocorreu na manhã da passada terça-feira, nas traseiras do hotel Eurostars, devido à saturação dos solos, em consequências das chuvas das últimas semanas.

Todas estas ações estão a ser acompanhadas pela Proteção Civil Municipal, que procederá à adequação da intervenção de acordo com o risco e as condições meteorológicas.