Cultura

Intervenção da dupla Landra no Mercado do Bolhão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

landra_mercado_do_bolhao.png

Landra

Sara Rodrigues e Rodrigo Camacho propõem uma visão alternativa à paisagem urbana e alimentação, através da troca e partilha de saberes ancestrais.

O que separa um pátio de cimento de uma abundante agrofloresta? Para chegar à terra é preciso levantar lajes e picar o alcatrão, para depois trabalhar a matéria orgânica, devolver a vida ao chão e daí voltarem a crescer plantas, frutos e legumes.

Landra é o nome dado ao projeto de Sara e Rodrigo, artistas com uma forte consciência ecológica, que têm vindo a desenvolver projetos relacionados com formas de produção alimentar autónomas, tecnologias caseiras de produção e de conservação de energia, alinhando-se com uma prática de viver e fazer em sintonia com os ritmos e ciclos naturais.

A partir desta segunda-feira, no piso da varanda interior que circunda todo o Mercado do Bolhão, apresentam uma parte do seu processo de investigação sobre as possibilidades de produção agro-ecológicas no contexto da cidade, e que culminará num workshop no dia 8 de outubro, no pátio do Círculo Católico de Operários. A iniciativa insere-se no ciclo Galeria Energia, programa da Galeria Municipal do Porto, e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, integrando ainda uma residência artística do Coliseu do Porto.

Também em outubro, mas no dia 4, será apresentada a segunda parte do programa Galeria Energia que, até março do próximo ano, irá continuar a apresentar concertos, debates, percursos e workshops em diversos espaços da cidade.