Economia

Intellias inova na tecnologia automóvel a partir de novo centro de engenharia no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Há mais de 20 anos a operar na área das tecnologias da informação, a ucraniana Intellias escolheu a cidade do Porto para instalar um novo centro de engenharia em Portugal. Até ao final do ano, mais de uma centena de talentos estarão a desenvolver soluções seguras, adaptáveis e baseadas em inteligência artificial para carros conectados.

Na inauguração dos escritórios, esta quinta-feira, na zona da Boavista, o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo considerou a chegada da Intellias ao Porto como “mais uma demonstração da capacidade da cidade em atrair empresas com foco nos mercados globais e no talento qualificado”.

Ricardo Valente sublinha como “este porto de talento está cada vez mais presente nos novos centros de excelência das indústrias que vão moldar o futuro do mundo”.

Já o diretor geral e cofundador da Intellias garante que a empresa, em Portugal, “está desenhada para ser um centro de engenharia de grande escala para as mais sofisticadas soluções de TI, novos produtos e tecnologias de ponta”.

Vitaly Sedler confirma a vontade de “atrair talento de topo e proporcionar-lhes projetos tecnológicos desafiantes”. “Através de uma colaboração próxima com especialistas de TI locais, instituições de ensino e centros tecnológicos, queremos construir uma equipa de engenheiros de classe mundial”, acrescenta o responsável.

A partir do Porto, os engenheiros da Intellias vão desenvolver “soluções seguras, adaptáveis e baseadas em inteligência artificial para carros conectados, tornando reais os veículos definidos por software”, explica a empresa.

A Intellias Portugal é parceira dos principais líderes do setor automóvel, no desenvolvimento de aplicações de navegação, ADAS (sistema avançado de assistência ao motorista), projetos de infraestruturas EV (para carregamento de veículos elétricos) e ecomobilidade e plataformas de infoentretenimento, inovações já em funcionamento em mais de 170 milhões de carros em todo o mundo.

Durante a inauguração do centro na Boavista, foi feita uma demonstração do “Intellias Automotive Portable Kit”, com um “cockpit digital, totalmente funcional, alimentado por design de interface do usuário de nível industrial e integração em nuvem”.

Além disso, os cerca de 3.200 profissionais da equipa global trabalham em ioT (Internet das Coisas), inteligência artificial, ciência de dados, cloud, DevOps e big data.

Em 2020 e 2021, a Forbes e a EY considerou a Intellias como “BEST IT Employer”, tendo recebido a mesma distinção na Ucrânia, em 2022.