Inovação

Instituto portuense lidera projeto para o desenvolvimento de comunicações 6G

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_workshop_online.jpg

Filipa Brito

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) do Porto lideram um projeto europeu que, combinando comunicações rádio com visão computacional, visa desenvolver um conjunto de ferramentas rumo à sexta geração (6G) de comunicações móveis. O projeto CONVERGE conta com mais 15 parceiros de seis países (Portugal, Finlândia, Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos).

A investigação, financiada em nove milhões de euros pela Comissão Europeia, pretende desenvolver um conjunto de ferramentas "inovadoras" para apoiar as infraestruturas de investigação e que passam pela "intersecção das comunicações sem fios, visão computacional, sensorização e 'machine learning'".

Nos próximos três anos, os investigadores vão combinar dados gerados por sistemas de comunicações radiofrequência e câmaras de vídeo para "obter novos conjuntos de dados - 'datasets' - que serão disponibilizados de forma aberta à comunidade científica, promovendo a criação de novo conhecimento e novas descobertas".

"Os sistemas de comunicações que venham a operar em bandas de radiofrequência mais elevadas irão depender muito mais da linha-de-vista para funcionar", refere, em comunicado, Luís Pessoa, coordenador do projeto.

Segundo o investigador Manuel Ricardo, "uma comunidade de milhares de utilizadores" pode vir a aproveitar "os resultados do CONVERGE nos próximos 10 anos". As áreas da saúde, indústria, setor automóvel, telecomunicações e serviços de distribuição de conteúdos audiovisuais são as "principais beneficiadas" com a investigação apoiada pelas ferramentas a desenvolver.