Mobilidade

Instalados novos postos de carregamento elétrico para automóveis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_novos_postos_carregamento_eletrico_02.jpg

Filipa Brito

A cidade do Porto tem já 12 postos de carregamento elétricos (PCE) em funcionamento, em oito locais distintos do concelho. A iniciativa municipal, integrada na estratégia de promoção de uma mobilidade cada vez menos poluente, chegará a dez locais num total de 15 postos previstos.

Depois da instalação, em fevereiro, de dois postos de carregamento para veículos elétricos, um na Rua de Leonardo Coimbra e outro na Avenida do Parque, a instalação de novos PCE na cidade acelerou nos últimos meses com a colocação de mais dez equipamentos, nomeadamente: na Praça Francisco Sá Carneiro (2), na Avenida do Conselho da Europa (2), na Rua do Doutor José António Marques (1), na Rua de Henrique Medina (1), na Rua do Jornal de Notícias (2), e na Rua de Nove de Abril (2).

O tipo de carregamento suportado pelos postos de carregamento elétricos é de 50 kilowatts DC (corrente contínua) e 43 kilowatts AC (corrente alternada).

A medida resulta de uma decisão do Executivo Municipal que, no final de 2019, anunciou a instalação de postos de carregamento de veículos elétricos em domínio municipal.

Após o lançamento do procedimento de atribuição de licenças para dez locais da cidade surgiram cinco operadores interessados. No sorteio foram atribuídas dez licenças entre Horizondistance, EDP Comercial, Kilometer Low Cost e Mobiletric.

A instalação de postos de carregamento elétrico (PCE) deverá avançar ainda este ano em parques de estacionamento, tendo já a concessionária Empark manifestado à Câmara do Porto esse interesse.

Veja aqui a localização de todos os PCE já ativos na cidade do Porto.