Mobilidade

Instalação de painéis diminui vias de circulação na Avenida AEP durante a noite (Atualizada)

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_sinalizacao_avenida_AEP_01.jpg

Filipa Brito

A Câmara do Porto está a instalar, em locais estratégicos, Painéis de Mensagem Variável (PMV) para partilha de informação viária com os condutores. A ação, enquadrada no projeto europeu Cooperative Streets (C-Streets), está a ser implementada na Avenida da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e vai implicar a diminuição de vias de circulação em período noturno na noite desta sexta-feira, 17 de junho.

Assim, a circulação automóvel vai sofrer condicionamentos a partir das 22 horas desta sexta-feira, 17 de junho, até às 07 horas do dia seguinte (sábado). Nesse sentido, haverá um estreitamento da via mais à direita e mais à esquerda na AEP, sentido Norte-Sul, nas traseiras do n.º 760 e, também, um estreitamento da via mais à esquerda, mas no sentido Sul-Norte, nas traseiras do n.º 711, sempre dentro do mesmo período horário. Recorde-se que a primeira intervenção deste género ocorreu na noite do dia 9 de junho.

Os cortes temporários na Avenida AEP verificar-se-ão, novamente, nos dias 15 e 16 de julho. Estes condicionamentos de trânsito terão sinalização temporária e os trabalhos serão acompanhados por elementos da Divisão de Trânsito da PSP ou pela Polícia Municipal.

Os novos Painéis de Mensagem Variável estão a ser colocados em zonas de entrada e saída da cidade. Além de permitirem informar os cidadãos de eventuais restrições na circulação viária, produzindo um impacto imediato na redução dos constrangimentos de tráfego na cidade, funcionam no sentido da obtenção de dados para mensuração em tempo real da procura viária da cidade, mas também para servirem de apoio a estudos de tráfego e monitorização das condições de circulação nestas zonas.

Em alguns locais, serão também recolhidos dados da utilização de modos suaves, nomeadamente a utilização de bicicleta.

A instalação de equipamento deste género foi também proposto, em abril do ano passado, em reunião do grupo de trabalho constituído pelos municípios que a Via de Cintura Interna (VCI) atravessa, como uma das 27 ideias para melhorar o funcionamento daquela via.

O projeto C-Streets teve início em 2019 com a modernização dos seus sistemas de gestão de tráfego e um orçamento afeto ao município superior a 2,6 milhões de euros. O investimento nacional ultrapassa os 31,4 milhões de euros, este último financiado em 50% pelo programa Mecanismo Interligar a Europa – MIE (Connecting Europe Facility – CEF). Deverá estar concluído no final de 2023.

O C-Streets surge no seguimento da implementação a nível nacional do C-Roads (Cooperative Roads) e os seus alicerces assentam sobre os Sistemas Inteligentes de Transportes e Transformação Digital aplicada ao transporte e Implantação de Serviços C-ITS (Cooperative Inteligent Transport Systems).

Estas duas bases fundamentam os principais objetivos do projeto: partilha e reutilização de informação, desenvolvimento de soluções de mobilidade como serviço, promoção do transporte intermodal público eficaz e acessível, redução de incidentes e acidentes, evolução do conceito de sustentabilidade e descarbonização.