Sociedade

Inscrições para a Missão Férias abrem na segunda-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_missao_ferias_2020_17.jpg

Filipa Brito

Entre 12 de julho e 3 setembro, a Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, organiza mais uma edição da Missão Férias@Porto para crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, residentes ou não na cidade do Porto. As inscrições, que decorrem exclusivamente online, abrem nesta segunda-feira, 21 de junho, a partir das 10 horas.

Serão seis localizações para turmas de 12 crianças, no máximo. Este ano haverá mais professores, a inclusão de um coordenador/higienizador por cada polo e um reforço das atividades ao ar livre.

Em 2021, a Missão Férias@Porto será ainda mais inclusiva graças a uma parceria com a Associação de Desporto Adaptado do Porto (ADADA) para acompanhamento especializado de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, e também com a introdução do código ColorADD para daltónicos em toda a sinalética dos campos de férias.

Os vários procedimentos adotados pretendem não só tranquilizar toda a comunidade envolvida (crianças, jovens e encarregados de educação), como também garantir que todas as atividades são realizadas de forma segura, mas igualmente divertida.

Dividido por semanas temáticas, o programa inclui mais de 30 atividades, que associam momentos de lazer a momentos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Na Missão Férias@Porto há atletismo, andebol, basquetebol, badminton, bowling, dança, esgrima, minigolfe, tiro com arco, surf, skate, voleibol ou xadrez, mas também visitas a museus, praias, jardins e parques na cidade, oficinas de alimentação e ciência, sessões de magia, entre outras.

No momento da inscrição, que deve ser feita através do endereço de email inscricaomissaoferias@agoraporto.pt, os encarregados de educação deverão escolher qual o polo da sua preferência, de acordo com a sua localização. A ficha de inscrição deve ir acompanhada das fotocópias dos documentos de identificação do participante e do respetivo encarregado de educação. Depois de efetuado o pagamento, será enviado um email de confirmação da inscrição.

Os jovens com necessidades especiais deverão ser inscritos diretamente através da ADADA Porto, pelo telefone 225 303 043. O objetivo é avaliar as necessidades específicas de cada criança.

Os seis pontos, que funcionarão como base de receção e entrega das crianças, vão estar localizados no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Pavilhão Irene Lisboa, no Pavilhão Infante de Sagres, no Pavilhão do Viso, no Pavilhão Pêro Vaz de Caminha e no Parque Desportivo de Ramalde/INATEL.

O programa será idêntico em cada polo e as datas de funcionamento são as demonstradas no Plano de Atividades. Qualquer pedido de esclarecimento deve ser enviado para o email missaoferias@agoraporto.pt.

A exemplo de outros anos, o Município do Porto proporciona descontos para as inscrições em mais de uma semana e para os agregados com dois ou mais filhos inscritos. São ainda disponibilizadas inscrições gratuitas a crianças e jovens sinalizados pelo Departamento Social de Coesão Social da Câmara do Porto.