Cultura

InResidence apoia dez novos projetos de residência artística em espaços culturais do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Renato_Cruz_Santos_InResidence.JPG

Renato Cruz Santos

Na sua quinta edição, o programa municipal InResidence vai apoiar dez novos projetos através da atribuição de bolsas destinadas à realização de residências artísticas em espaços culturais, não municipais, da cidade do Porto.

Aos oito espaços já apoiados em edições anteriores — A Turma, CRL - Central Elétrica, Escola das Artes da Universidade Católica, Instituto, mala voadora, Maus Hábitos, Rua do Sol e Sonoscopia — juntam-se agora a KUBIK GALLERY e o DE LICEIRAS 18, que até ao fim do ano irão acolher artistas provenientes de diversas geografias e a atuar em diferentes áreas artísticas.

Na área do teatro, A Turma receberá o dramaturgo espanhol José Manuel Mora, para o desenvolvimento de um projeto teatral de criação textual, inspirado no clássico de Petrónio Satyricon, que inclui um laboratório de formação e exploração cénica; e a mala voadora acolherá Ophelia Jiadai Huang, dramaturga e performer residente em Xangai, que além da colaboração no projeto “Blood Stories” da companhia portuense, desenvolverá dois projetos de sua autoria em torno da exploração dos contornos performativos do ato de discursar – “Galaxy Talk” –, e do silêncio enquanto componente da linguagem – “Zen project”.

Nas artes visuais, a Escola das Artes acolherá a fotógrafa e videógrafa Alice Miceli, que ali dará continuidade a um projeto de investigação já em curso, centrado nas representações fotográficas da paisagem em zonas pós-conflito; e o Instituto abrirá portas ao artista visual angolano Luís Damião que, a partir do vasto espólio fotográfico do seu pai, o fotojornalista Paulino Damião (conhecido como Kota 50), produzirá novos trabalhos, acompanhados por uma série de atividades paralelas abertas ao público.

Por sua vez, a Rua do Sol dará casa a Pisitakun Kuantalaeng, artista tailandês cujo corpo de trabalho se desdobra entre a ação política, a arte performativa e a instalação, abrindo espaço aos “abafamentos” da democracia e da liberdade; e a Sonoscopia acolhe Ka Baird, uma das vozes mais singulares do panorama musical experimental atual, para uma residência com a harpista espanhola radicada no Porto Angélica Salvi, a qual culminará com a edição de um disco.

Já o Maus Hábitos e o CRL - Central Elétrica apostam na reprogramação das residências da dupla Alexandre Vogler e Ronald Duarte e Alejandro Ahmed, respetivamente, previstas para 2020, mas substituídas pelo acolhimento de outros artistas —Lyz Parayzo e Lagartijas Tiradas al Sol —, em virtude da impossibilidade da sua concretização devido a constrangimentos relativos à Covid-19.

Alexandre Vogler, cuja prática artística tem incidido em trabalhos em contexto público e sistemas de comunicação, e Ronald Duarte, que tem participado em exposições e eventos culturais no Brasil e a nível internacional, irão desenvolver no Maus Hábitos o projeto de residência "Ateliê Encantado", que tem como princípio a criação de um laboratório que concentre a pesquisa de elementos encantados. Já Ahmed, coreógrafo e diretor artístico do Cena 11 Cia. de Dança (Santa Catarina, Brasil), desenvolverá na CRL - Central Elétrica o projeto "Condução Óssea" sobre transdução e alteridade, pautada pela investigação da relação física/digital entre condutores tácteis, microfones de contacto, voz, luz, palavra e movimentos.

Pela primeira vez no programa InResidence, a KUBIK GALLERY promoverá a residência do escultor brasileiro Artur Lescher que, no seguimento da apresentação de “Suspensão” na Pinacoteca do Estado de São Paulo, criará um projeto pensado para espaço da galeria; e DE LICEIRAS 18 dará espaço à dupla Val Vargas & Julián Matta, para um projeto alicerçado nas práticas atuais dos artistas em torno de esculturas de pequeno formato, que incluirá um conjunto de ações que pretendem aprofundar o diálogo com o espaço urbano psicogeográfico da cidade do Porto.

Criado em 2017, o programa municipal InResidence integra a plataforma municipal Pláka, coordenada pelo Departamento de Arte Contemporânea da Ágora – Desporto e Cultura, e visa a atribuição de bolsas destinadas à realização de projetos de residência artística em espaços culturais não municipais, com valores de financiamento que variam entre os 4 e os 6 mil euros.

Até à data, já foram apoiados 25 residências artísticas no âmbito do InResidence. Todas as informações referentes ao programa e projetos apoiados podem ser consultadas na plataforma Pláka.