Mobilidade

Inquérito pretende aferir padrões de mobilidade na Avenida de Fernão de Magalhães

  • Milene Câmara

  • Notícia

    Notícia

fib_av_fernao_magalhaes_19maio_06.JPG

Filipa Brito

A Câmara do Porto vai realizar um inquérito para analisar e compreender os padrões e necessidades de mobilidade das populações que utilizam o serviço de transporte público na Avenida de Fernão de Magalhães e envolvente.

O inquérito, realizado através da empresa Trenmo, pretende caracterizar a procura de deslocações por origem e destino e vai decorrer a partir de amanhã, 25 de maio e até ao dia 28, em modo presencial nos autocarros e paragens do transporte público urbano proveniente de Norte/Nascente da avenida.

Será, ainda, distribuído um flyer com link e código QR para acesso ao inquérito online autopreenchido, que estará disponível na semana de 31 de maio a 4 de junho, dirigido aos potenciais utilizadores residentes naquela avenida e respetiva envolvente.

Este estudo surge no âmbito da requalificação da Avenida Fernão de Magalhães, onde o Município do Porto encontra-se a desenvolver, ao abrigo do projeto Cooperative Streets financiado pelo programa Mecanismo Interligar a Europa, um corredor de prioridade semafórica ao transporte público.

A tecnologia utilizada assenta na comunicação veículo-infraestrutura, que também irá permitir aos autocarros troca de mensagens entre si (VV) e com a infraestrutura (VI). Nesta avenida todo o corredor de autocarros é encarado de uma forma diferente do resto da rede, garantido total acessibilidade aos utilizadores, informação nas paragens e elevada frequência de serviço, que é assegurada não só pela oferta, mas também pela implementação de prioridade total aos autocarros em todas as interseções do piloto.

Recorde-se que as obras de requalificação na Avenida de Fernão de Magalhães correspondem a um investimento municipal aproximado de 5,3 milhões de euros. Os trabalhos dividem-se em várias fases e abarcam toda a extensão da avenida, entre o Campo de 24 de Agosto e a Praça de Francisco Sá Carneiro (Praça de Velásquez).

Toda a informação da empreitada encontra-se disponível no site da empresa municipal GO Porto ou através da linha direta de obra 228 339 303.