Sociedade

“InPorto!” incentiva inovação no combate ao isolamento social dos idosos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O isolamento social dos idosos na cidade foi o foco da primeira de três sessões dedicadas a pensar e incentivar a inovação social, assumindo-se como um estímulo ao ecossistema de empreendedorismo no setor. O primeiro “InPorto!” teve lugar na tarde desta quinta-feira, nas instalações da UPTEC.

Responsável pela abertura da sessão, o vereador da Coesão Social reforçou a importância do incentivo a atitudes que levem à inovação social, num “problema dos tempos atuais que exige respostas adequadas e contextualizadas com a realidade e necessidades”.

Para Fernando Paulo, o problema do isolamento social dos idosos na cidade é “complexo, de elevada expressão e com tendência para aumentar”.

O vereador espera que o “InPorto!” venha a “promover dinâmicas que permitam e potencia a colaboração, troca de experiências, informação e a criação de uma visão e atuação comum para o ecossistema de impacto na cidade”.

O objetivo das sessões, promovidas pelo CIS – Centro de Inovação Social do Porto, é, precisamente, apelar à empatia e ao envolvimento de agentes da sociedade civil, setor público, privado e da academia.

Nos próximos meses, o “InPorto!” vai debruçar-se sobre a vulnerabilidade social dos jovens que saem do acolhimento residencial para a autonomia e vida independente; e a desinserção social e simbólica das pessoas com deficiência.

“Contem com a Câmara do Porto para, nunca se substituindo aos atores, ser um catalisador de vontades e de iniciativas”, reforçou Fernando Paulo, partilhando a visão de uma cidade como um “laboratório cosmopolita e aberto ao mundo e a novas comunidades”, onde, do outro lado, está “a participação e a força criativa para encontrar as melhores soluções”.

Todas as pessoas que queiram receber informação sobre as próximas ações "InPorto!", assim como sobre a abertura das inscrições, poderá subscrever a mailing list do CIS Porto.