Ambiente

Inovação sustentável atrai atenções para o telhado da Escola do Falcão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A comunidade portuense – e não só - mantém elevado o interesse em descobrir o que de inovador e sustentável se vem fazendo no telhado e noutros espaços da Escola Básica do Falcão. O Município abriu lugar às visitas guiadas a todos os que queiram conhecer os 700 m2 de coberturas e fachadas verdes, além de painéis fotovoltaicos.

Depois da comunidade escolar e de vários técnicos e decisores ambientais ficarem a conhecer as soluções baseadas na natureza implementadas naquele espaço, no âmbito do projeto europeu “MyBuildingisGreen”, desta vez foram os portuenses, mas também munícipes de Vila Nova de Gaia e Matosinhos, que mostraram curiosidade.

Em parceria com a Agência de Energia do Porto, o Município vem mostrando, no terreno, as caraterísticas, funções e benefícios da criação de conforto térmico das coberturas e fachadas verdes, bem como explicando o funcionamento e benefícios dos painéis fotovoltaicos.

Este projeto-piloto procura criar mais qualidade de vida, bem-estar e um ambiente propício ao ensino-aprendizagem e formação cívica a alunos, professores e funcionários não docentes, que, diariamente, trabalham e estudam na Escola Básica do Falcão.

Contribuindo para a adaptação às alterações climáticas, as intervenções de requalificação tornaram o edifício mais resistente a eventos climáticos extremos, como ondas de calor e chuvas intensas.