Inovação

Inovação portuense em destaque no “laboratório” das cidades europeias inteligentes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_cartao_porto_maria_cerqueira_gomes_miguel_araujo_12.jpg

Filipa Brito

Está a decorrer, até dia 23 de junho, a quinta edição do ICC City Lab, promovido pela iniciativa da Comissão Europeia “100 Intelligent Cities Challenge (ICC)”. Em representação do Município, a Porto Digital partilha com restantes cidades europeias os bons exemplos e ambiciosas perspetivas para o futuro da cidade.

O programa desta edição especial centra-se na “Mobilização dos Ecossistemas Locais e Inovação Urbana”, em resposta ao feedback recebido das cidades que participaram nas edições anteriores do ICC City Lab. O Porto participa e é, inclusivamente, uma das dez cidades-mentoras, sob coordenação da Porto Digital.

Num momento do programa dedicado à partilha de boas práticas entre as cidades-mentoras, a responsável de Inovação da Porto Digital, Sara Mendes, expôs o que a cidade tem feito no que se refere ao “Ecossistema de experimentação no desenvolvimento de serviços digitais”. Tratou-se da oportunidade perfeita para explicar o lugar da Inovação no Município e, em particular, o papel da Porto Digital enquanto “toolbox” ao serviço da Cidade para a Inovação e Transição Digital. Houve também tempo para descrever um importante projeto já implementado – o Explore Porto – que bem evidencia os esforços desenvolvidos no âmbito da experimentação no contexto urbano.

Em termos estratégicos, o Porto tem vindo a estabelecer-se como um laboratório vivo – aberto à experimentação e no qual cidadãos e empresas sintam interesse e vontade de desenvolver projetos com recurso aos dados abertos recolhidos e disponibilizados pelo Município, no sentido de promover uma tomada de decisão mais realista e ajustada às necessidades dos munícipes e visitantes.

Recorde-se que a participação do Porto na iniciativa “100 Intelligent Cities Challenge” enquadra-se na estratégia do Município para o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica da cidade e para a implementação de soluções urbanas inteligentes, alavancando a economia e capacitando a cidade como uma referência na transição digital.

A presente edição do ICC City Lab termina dia 23 de junho, estando previsto para dia 22 um workshop sobre Dados Abertos, dirigido aos membros do ICC, no qual vai participar o CEO da Porto Digital, Paulo Calçada, para falar do esforço contínuo que o Porto tem desenvolvido para recolher dados e colocá-los ao serviço da cidade.