Sociedade

"Inovação Fora de Portas" visita o Estádio do Dragão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O ciclo "Inovação Fora de Portas – Engenharia à Mostra" passou, este domingo, pelo Estádio do Dragão, naquela que foi a trigésima sessão da iniciativa, com um número recorde de participantes – cem pessoas - num claro sinal de que a Inovação, a Tecnologia e a Engenharia suscitam o interesse dos cidadãos, sobretudo no caso de uma obra tão emblemática para o Porto.

Num primeiro momento, o evento arrancou com uma sessão de apresentação do projeto de engenharia, da responsabilidade de Hugo Marques, seu autor. Durante esta exposição foi possível compreender as soluções encontradas para os desafios estruturais, de geologia e fundações e para a própria cobertura. Posteriormente, Hugo Marques, acompanhado de Ricardo Carvalho, diretor de gestão de instalações do Futebol Clube do Porto, orientou uma visita técnica pelo edifício. Os participantes puderam observar in loco pormenores da cobertura, bancadas, relvado e zonas técnicas, entre estas o centro de processamento de resíduos e o sistema de distribuição de água.

Construído em apenas dois anos, entre 2002 e 2004, o Estádio do Dragão veio dinamizar a zona das Antas, onde se insere, tendo motivado um projeto mais alargado de reabilitação na área envolvente.

Mais de 600 participantes em 11 sessões

Como é habitual em cada edição, a sessão foi inteiramente gravada e está disponível no website da iniciativa. Paralelamente, foi também produzida uma "Sebenta d’Obra", com toda a informação técnica de relevo, igualmente disponibilizada na mesma página.

Com aproximadamente 1.500 participantes nas edições passadas, o ciclo "Inovação Fora de Portas" procura mostrar infraestruturas de grande importância da cidade do Porto e região, sob os prismas da Inovação, Engenharia e Tecnologia.  No período compreendido entre 2021 e 2022, a iniciativa contou com mais de 600 participantes, num total de 11 sessões.

O "Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” resulta da colaboração do Município do Porto, no âmbito da iniciativa Porto Innovation Hub (PIH), com o Departamento de Engenharia Civil da FEUP (DEC/FEUP), em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto e a Gaiurb, com o apoio da Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN), a Ordem dos Arquitetos (OA), a Fundação Marques da Silva, a Casa da Arquitectura e a IACES – LC Porto.

Este ciclo surge no contexto do Porto Innovation Hub, iniciativa do Município coordenada pela Porto Digital, e enquadra-se nas ações de divulgação junto da comunidade do DEC/FEUP, tendo como objetivo mostrar à cidade o lado tecnológico e inovador das suas obras e infraestruturas.