Sociedade

Inovação Fora de Portas dissecou o i3S enquanto projeto transformador de investigação na saúde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O i3S – Instituto de Investigação e de Inovação em Saúde da Universidade do Porto recebeu a iniciativa Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra, no último sábado. Os participantes foram convidados a compreender o desafio associado à conceção e execução do “superlaboratório”, pensado para acomodar e potenciar a investigação científica nas áreas da saúde “made in” Porto.

A sessão de apresentação e debate mostrou como o autor do projeto de arquitetura, João Pedro Serôdio, e o autor do projeto de estruturas, Rui Furtado, abordaram os desafios contidos no caderno de encargos, desde a funcionalidade dos espaços, a importância da luz natural e do equilíbrio térmico e o enquadramento do edifício na envolvente urbana. Do lado do i3S, Claudio Sunkel, diretor da instituição, explicou todo o enquadramento institucional e destacou a importância do trabalho de equipa entre todos os intervenientes no projeto. No final, os participantes fizeram uma visita guiada ao edifício, orientada pelos oradores.

O “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” carateriza-se por eleger infraestruturas emblemáticas do Porto, trazendo para primeiro plano as perspetivas da Engenharia, Inovação e Tecnologia. O projeto resulta da colaboração do Município do Porto, no âmbito da iniciativa Porto Innovation Hub, com o Departamento de Engenharia Civil da FEUP (DEC/FEUP), em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto e a Gaiurb, com o apoio da Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN), a Ordem dos Arquitetos (OA), a Casa da Arquitetura, a Fundação Marques da Silva e a IACES Porto (Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil).