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Inovação digital de estudantes da U.Porto vale prémio com selo das Nações Unidas

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À procura de inovações digitais com impacto social, os World Summit Awards 2021 encontraram na “ZoomGuide” uma das melhores propostas na área de “Cultura & Turismo”. A app desenvolvida por estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi reconhecida pela iniciativa com a chancela das Nações Unidas.

O que Pedro Carvalho e Afonso Cunha, do Mestrado em Engenharia e Software da FEUP, criaram foi uma espécie de guia turístico que recorre a inteligência artificial.

Segundo explica o Notícias UP, a plataforma “ZoomGuide” pretende “tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível, dando a possibilidade aos utilizadores de aceder a conteúdos multimédia disponíveis em várias línguas” e “às cidades e locais a oportunidade de interligarem ofertas e de promoverem a cultura e o turismo”.

“A plataforma digital permite que organizações como museus, monumentos, palácios e cidades deem a conhecer aos seus visitantes e turistas as histórias que estes espaços têm por contar”, acrescenta Afonso Cunha.

Também para os estudantes a pandemia se mostrou uma oportunidade ao demonstrar “a importância das soluções digitais”. Para o fundador da “ZoomGuide”, “os vencedores deste ano [dos World Summit Awards] são um exemplo de como as aplicações no digital podem ajudar a proteger o ambiente, apoiar os cuidados de saúde, fornecer uma educação inclusiva e de alta qualidade, conectar pessoas e partilhar informações relevantes”.

Fundada em 2003, a World Summit Awards é uma iniciativa organizada pelas Nações Unidas que premeia ideias “com um claro foco na inovação digital com impacto social e na relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

Este ano, estiveram presentes 180 países na fase internacional do concurso, uma parte da série de iniciativas que envolvem atividades com startups, empreendedores sociais, mentores, palestrantes, especialistas, líderes governamentais, academia e sociedade civil na promoção da inovação social local.

Ao todo, foram premiadas 40 soluções, de entre as mais de 290 nomeações, em áreas como Governação e Envolvimento Civil, Saúde e Bem-estar, Aprendizagem e Educação, Ambiente e Energia Verde, ou Inclusão e Empoderamento. De acordo com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), entidade que liderou o júri nacional, citada em comunicado pelo Dinheiro Vivo, os projetos foram escolhidos por usarem de forma criativa a tecnologia, com soluções inteligentes "que não deixam ninguém para trás, reforçando a conectividade e a sustentabilidade".

Esta é a segunda vez que a “ZoomGuide” é distinguida depois de, em 2020, ter sido considerada pela Tourism Explorers como a melhor startup de turismo a nível nacional. Para o futuro, revela Afonso Cunha, “queremos expandir a rede de espaços culturais e cidades, continuar a desenvolver a tecnologia e dar os primeiros passos no estrangeiro”.