Proteção Civil

Início de semana com agravamento das condições meteorológicas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_vento_chuva_fortes_01.jpg

Miguel Nogueira

O Serviço Municipal de Proteção Civil avisa para a previsao de um agravamento das condições meteorológicas para o início desta semana, nomeadamente, vento, precipitação forte e agitação marítima.

De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) encontra-se prevista a ocorrência de vento forte, com rajadas até 75 km/h, amanhã, dia 19 de dezembro até às 12 horas.

Relativamente à precipitação forte, esta encontra-se prevista para os dias 19 e 20 de dezembro, segunda-feira e terça-feira, estando o período maís critico – coincidente com o aviso laranja - previsto entre as 21 horas de dia 19 e as 6 horas de dia 20. O aviso laranja é, de acordo com o Guia de utilização de avisos meteorológicos do IPMA, correspondente a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Quanto à agitação marítima, esta encontra-se prevista entre as 3 horas de segunda-feira, até às 3 horas de terça-feira.

A Proteção Civil Municipal recomenda à população a tomada das necessárias medidas preventivas e de proteção e a adoção de comportamentos adequados que permitam minimizar o risco existente, nomeadamente:

  • Condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade e ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, como bueiros, algerozes e caleiras, e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas;
  • O respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes, nomeadamente na Avenida de D. Carlos I, Avenida do Brasil e Avenida de Montevideu ou outros que venha a ser necessário implementar;
  • Especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude do vento forte e da saturação dos solos;
  • Atenção às informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e indicações, da Proteção Civil e das Forças de Segurança.

A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 13/2022, em anexo.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto através do número 225 073 700.